quinta-feira, 19 de julho de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 241

A VENDA DO REBOCADOR DE PILOTOS “COMANDANTE AFONSO DE CARVALHO” PARA SETÚBAL



A 11/10/1941 procedeu-se ao acto da escritura da venda do rebocador de pilotos COMANDANTE AFONSO DE CARVALHO, estando presentes por parte da corporação de pilotos os seguintes elementos: Paulino Pereira da Silva Soares, piloto-mor; António da Silva Pereira e José Fernandes Tato, sotas-piloto-mor; Aristides Pereira Ramalheira e Luís Ventura, pilotos, além dos representantes do comprador, a empresa SAPEC, de Setúbal.
Aquelerebocador foi vendido pela quantia de 800.000$00 e dessa verba 60% foi para o pessoal incorporado, cabendo a cada piloto a quantia de 1.240$00. A 18 do mesmo mês deixou a barra do Douro, rumando ao porto de Lisboa e alguns anos mais tarde foi vendido para o Sul de França. A 12/03/1941, já tinha havido uma oferta de 500.000$00 da firma Reboques e Transportes, Lda. de Aveiro, que não satisfez.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
Imagem: Arquivo Corporação de Pilotos
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: