quarta-feira, 18 de julho de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTI-FICIAL DE LEIXÕES – Episódio 240

PILOTOS DA BARRA DO DOURO Á QUINZENA PARA O PORTO DE LEIXÕES

O n/m Sueco INLAND da Svenska Orient Linien (SOL), de Gotemburgo, demandando o porto de Leixões em 30/01/1951 conduzido pelo piloto da barra do Douro José Fernandes Amaro Júnior, de serviço de quinzena àquele porto. / cartão postal da SOL /.

A 14/08/1941 foi enviada uma exposição com o nº 328 ao chefe do Departamento Maritimo do Norte, relativa à importância da transferência de pilotos do Douro, por períodos quinzenais, de forma a minorar as dificuldades da falta de pilotos para o serviço da secção de Leixões. A 18 do mesmo mês o Cmg José Carlos Rodrigues Coelho, chefe daquele departamento, fez saber que o pedido relatado na dita exposição ficava deferido e que estava conforme o regulamento de pilotagem. Mais informava, que sabendo da existência de opiniões divergentes na corporação, dava o assunto por encerrado, pedindo para que fosse respeitada a dignidade da classe.
Estiveram em oposição ao deliberado, o piloto do Douro António Natalino Cordeiro e os pilotos de Leixões Elisio da Silva Pereira, Mário Francisco da Madalena, Bento da Costa, Francisco Luis Gonçaves e Francisco José Campos Evangelista.
Cumprindo-se o então regulamentado, foram indigitados para a primeira quinzena de serviço ao porto de Leixões, os pilotos Cristiano Melo Machado, António Gonçalves dos Reis, Pedro Reis da Luz, e Henrique Correia Hugo ou sejam dois pilotos da esquadra de fora, relacionada com as entradas, e da esquadra de dentro, confrontada com as saídas, mudanças e reforço de amarrações, etc.
Mais tarde, as quinzenas passaram a ser cumpridas apenas por dois pilotos, um de cada esquadra, que ficavam alojados nas instalações da Secção de Leça da Palmeira, à rua do Moinho de Vento.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: