quarta-feira, 30 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 235


CICLONE DE JANEIRO DE 1941 FUSTIGOU OS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES



  
A 20/01/1941, o país estava a ser fustigado por um violento temporal, que já ocasionara muitos prejuízos. O Rio Douro aumentava o volume de água na Régua, quase cinco metros acima do nível da escala. Nos portos do Douro e Leixões às 16h00, por ordem do Chefe do Departamento Marítimo do Norte, que recebera comunicação do Ministério da Marinha, foi içado nas respectivas capitanias o sinal Nº 5, que anuncia a aproximação de ciclone, pelo que foram tomadas todas as previdências.
O piloto-mor ordenou a ida de pilotos para o rio, para qualquer emergência, sendo escalados os pilotos João Pinto de Carvalho, para cambar o navio-motor Português SECIL, da Carbonífera para o Monchique. O piloto Cristiano Machado foi mudar o arrastão bacalhoeiro SANTA JOANA para o lugar do Cavaco; NRP ZAIRE, piloto Luís dos Santos Ventura; vapor Norueguês TEJO, piloto António Gonçalves dos Reis, estes foram para bordo para orientar o reforço das amarrações e permaneceram a bordo; lugre bacalhoeiro Português GRANJA, piloto José Fernandes Amaro Júnior, que não ficou a bordo, porque o seu capitão o dispensou; lugre Português RAINHA SANTA PRINCESA, piloto Francisco Soares de Melo. Nova escala: vapor Norueguês TEJO, piloto Aires Pereira Franco; arrastão bacalhoeiro SANTA JOANA, piloto António Duarte; navio-motor SECIL, piloto Tito dos Santos Marnoto, estes pilotos permaneceram a bordo 24 horas. O piloto da canhoneira NRP ZAIRE esteve a bordo 36 horas, tendo sido substituído pelo piloto Tito dos Santos Marnoto. A 21/01/1941 os pilotos fizeram turnos durante a tarde e a noite, no Departamento e na Corporação, ou seja das 16h00 às 20h00, pilotos Júlio Pinto de Carvalho, Eurico Pereira Franco. Das 20h00 às 24h00, pilotos António Gonçalves dos Reis e Joaquim Matias Alves. Das 24h00 às 04h00 do dia 22/01/1941, pilotos José Fernandes Amaro Júnior e Aires Pereira Franco. Das 04h00 às 08h00, Francisco Soares de Melo e António Duarte.
A cheia começou a decrescer e a barra alargou pelas pedras da Prolonga. Na ocasião do início do temporal, também foram pilotos do Douro para Leixões, a fim de ajudar os seus colegas daquele porto, e tomaram conta do lugre Português MILENA, Jaime da Silva Martins; vapor Português COSTEIRO SEGUNDO, piloto João dos Santos Redondo; vapor português SANTA IRENE, piloto Manuel da Silva Pereira, até o mau tempo ter amainado.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: