domingo, 27 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 233


O VAPOR GREGO "KASSOS" ENTRA PELA PRIMEIRA VEZ EM LEIXÕES


KASSOS / Autor desconhecido - Photoship co, UK /.

A 12/01/1941 demandou o porto de Leixões, pela primeira vez, o vapor Grego KASSOS, consignado aos agentes Kendall, Pinto Basto & Cia., Lda., do Porto, que dentre outras mercadorias destinadas a outros portos, transporta uma partida de carris, para Leixões, tendo ficado atracado na doca nº 1, junto do vapor Grego HADIOTIS, propriedade do mesmo armador do KASSOS, também chegado há dias ao porto de Leixões. Estes vapores e alguns outros, dos fazia parte o THETIS, andavam fretados ao governo Helvético, a fim de fazerem face aos transportes de mercadorias para aquele pais neutro, do centro da Europa, devido à situação de guerra, e eram de grande valia para Portugal no transporte das suas mercadorias, nomeadamente de importação, devido à fraca frota de navios mercantes Portugueses. 
As manobras de atracação, dirigidas pelo piloto Elísio da Silva Pereira, foram assitidas pelos rebocadores TRITÃO e LUSITÂNIA.
KASSOS - imo 5183182/ 135,6m/ 5.215gt/ 12kn; 07/1939 entregue por William Doxford & Sons, Sutherland, a Kassos Steam Navigation Co., Ltd., Syra, Grécia; 1968 MARINE TRUST, Wing Steamship Co., Panamá; 1972 LUCKY Wing Steamship Co., Panamá; 10/05/1977 chegava a Kaohsiung para desmantelamento.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

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