sexta-feira, 18 de março de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 163

A ESCALA DO PAQUETE ITALIANO "URANIA" EM LEIXÕES


HUNGARIA / colecção Cantieri Riuniti dell'Adriatico /


A 08/12/1934, pelas 19h40, escalou o porto de Leixões pela primeira vez, fundeando a dois ferros ao sul, o paquete Italiano URANIA ao serviço da Cosulich Line, Trieste, agenciado na cidade do Porto pela firma Kendall, Pinto Basto & Cia., Lda., o qual estava a realizar a inauguração em regime experimental da nova linha de navegação, entre o porto de Trieste e os portos do norte do Brasil, mais propriamente do Amazonas, com escala pelos portos de Lisboa e Leixões. Após a entrada foi dada a bordo uma recepção às entidades oficiais, mercantis e à imprensa local. A entrada daquela unidade da Marinha Mercante Italiana, que veio a Leixões para receber emigrantes, foi orientada pelo piloto Júlio Pinto de Almeida e a saída a 9, pelas 14h00, foi dirigida pelo piloto Francisco Luis Gonçalves.


URANIA – 125,33m/ 7.077tb/ 14nós/ 399 passageiros; 2 chaminés sendo mais tarde retirada a segunda, que era cosmética; 15/03/1915 entregue por San Rocco Cantieri SA., San Rocco, Trieste, como HUNGARIA ao Lloyd Austriaco, Trieste, Império Austro Hungaro; 1923 GENOVA, Lloyd Sabaudo, Trieste; 1924     GENOVA, recebe uma nova máquina de combustão a óleos; 1930 GENOVA, transporte militar; 1933 URANIA, Lloyd Triestino, Trieste; 1934 URANIA, fretado à COSULICH LINE, Trieste; 1940 imobilisado em Massawa, Eritreia; 10/04/1941 sabotado e afundado perto de Dahlac Islands, Mar Vermelho; Actualmente é motivo de exploração de mergulhadores desportivos. Gémeo INNSBRUCK.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Cantieri Riuniti dell'Adriatico, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: