domingo, 6 de março de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 158

O VAPOR FRANCÊS "PENERF" ENCALHA NO RIO DOURO


La Nantaise


A 03/07/1934, pelas 19h30, o vapor Francês PENERF, piloto José Fernandes Tato, vindo rio abaixo sob nevoeiro cerrado, ao chegar diante da penedia das Lobeiras de Sobreiras, guinou a estibordo indo encalhar por leste do seco do Casco, e como manobrando de máquina à ré não conseguisse safar-se, começou a silvar pedindo auxilio. De imediato, largou da Cantareira algum material flutuante dos pilotos com ancorotes, a fim de espiar cabos de arame, que não chegou a ser utilizado. Passado algum tempo o vapor sinistrado acabou por desencalhar pelos seus próprios meios, passando a barra sem mais novidade, seguindo rumo aos portos de Nantes e Bordéus.
PENERF – 90m/ 2.151tb/ 10nós; 08/1930 entregue pelo estaleiro Napier & Miller Co., Ltd., Clydebank, à Compagnie Nantaise de Navigation à Vapeur, (La Nantaise). Nantes, tendo sido fretaado pela Compagnie Gènèrale Transantlantique, Paris, para o tráfego França Atlântica com o Norte de Àfrica; 1937 PENERF, Compagnie Générale Transantlantique, Paris; 1939 PENERF, Compagnie Générale d' Armements Maritimes, Paris; 14/04/1943 PENERF, torpedeado e afundado pelo submarino Inglês HMS ULTON (P53), Lt C. E. Hunt (DSC, RN), ao largo do cabo de Antibes, costa Francesa do Mediterraneo, quando em viagem de Nice para Port Vendres, sob controlo da França ocupada, governo de Vichy, tendo desaparecido 20 tripulantes de um lotamento de 31, e ainda 3 guardas italianos de uma guarnição de 7.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd's Register of Shipping; Transat.
(continua)
Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: