terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 141

O VAPOR ITALIANO "DORIDE" SOFRE ACIDENTE À ENTRADA DA BARRA


DORIDE / desenho de Rui Amaro /.


A 26/02/1934, pelas 10h00, demandava a barra do Douro, o vapor Italiano DORIDE, piloto João António da Fonseca, que ao chegar diante do lugar da Forcada ficou sem governo, devido a ter-se-lhe partido um dos gualdropes do leme, tendo ido de guinada para estibordo. Largou de imediato os dois ferros e começou a apitar por auxílio urgente. Em face da situação, o rebocador VOUGA 1º, que se encontrava por perto, acercou-se do DORIDE, e pegando à proa levou-o a reboque até dar fundo e amarrar no cais das Pedras, sem mais percalços.

O DORIDE, 80m/1.507tb, foi entregue pelo estaleiro Henry Koch, Lubeck, em 06/1897 ao armador O.P.D.R., Oldenburg, com o nome de TANGER, que o colocou no tráfego Ibérico e de Marrocos. Em 08/1914 foi surpreendido pela guerra no porto de Málaga, ficando internado. Em 08/1919 estava ao serviço de um armador francês do porto de Le Havre, tendo a 29/07/1921 ficado sob jurisdição do Shipping Controller, Londres, que o vendeu ao armador Neue Dampfer-Compagnie, Stettin, (Deutsche Orient Linie) recebendo o nome de STRALSUND, passando em 1924 para a companhia Deutsche Levante Linie, todavia conservando o mesmo nome. Em 1926 toma o nome de DORIDE ao serviço do armador S.A. di Navigazione Neptunia, Génova, que o coloca no tráfego de Itália para Portugal, com escala por portos intermédios. Em 1938 recebe o nome de GIMMA ao serviço do armador Servizio Ítalo Portoghese S.A. di Navigazione, Génova, tendo sido afundado por bombardeamento a 24.05.1943 em Reggio Calabria. Em 1947 foi resgatado, tendo entrado ao serviço do armador S.A. Ilva Alti Forni e Acciaieri d’Italia, Génova, em 1951, com o nome de PALMAIOLA, após receber beneficiações, acabando em 1961 por ser vendido a sucateiros de Génova para desmantelamento.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Oldenburg Portugiesische Dampfschiffs Rhederei – Reinhart Schmelzkopf; Miramar Ship Index.

(continua)
Rui Amaro

Sem comentários: