sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 100

O PAQUETE INGLÊS “HOLBEIN” PERDE A AMARRA DE BOMBORDO NO PORTO DE LEIXÕES E ATRASA A SAÍDA



A 16/08/1932, pelas 22h00, o paquete Inglês HOLBEIN, piloto Francisco Luis Gonçalves, estava a manobrar para deixar o porto de Leixões com destino aos portos do Brasil e Rio da Prata com escala pelo porto de Lisboa. No momento de desandar sobre o ferro de bombordo e com a máquina a um quarto de força avante, partira-se-lhe a corrente, que foi para o fundo, juntamente com o ferro, pelo que não teve outra alternativa, se não permanecer até às 03h00 do dia 17, saindo do porto após ter sido emanilhada uma nova amarra e o respectivo ferro.

O HOLBEIN, 139m/ 6.278tb/12nós, foi construído em 01/1915 pelo estaleiro D. & W. Henderson & Co., Glasgow, para a Lamport & Holt Line, Liverpool, tendo retomado o tráfego do Brasil e Rio da Prata após a 1ª Guerra Mundial e a 29/03/1935 chegava a Savona para desmantelamento.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lamport & Holt Line.

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: