sábado, 11 de setembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 93

VÁRIOS NAVIOS SOFRERAM INCIDENTES Á ENTRADA DA BARRA DO DOURO E A MONTANTE


A 01/04/1932, pelas 11h20, o Norueguês NESTFOS, piloto Delfim Duarte, diante da Forcada guinou às pedras e largou o ferro de estibordo, tendo recuperado a amarra, seguiu rio acima mas ao passar junto das Lobeiras de Gaia desgovernou para bombordo e lança o ferro de estibordo, não conseguindo evitar que o seu bojo vá a roçar sobre o banco de areia da Porta Nova, acabando por não encalhar e vai dar fundo no lugar do Terreiro. Segue-se às 12h00, o Alemão LISBOA, piloto Mário Francisco da Madalena, entra a reboque do TRITÃO, frente ao Touro desgovernou para bombordo e lança o ferro de estibordo. Suspende a amarra e prossegue para o seu ancoradouro a Oeste da Cábrea.

A 02, cerca das 11h30, o Norueguês LYNGSTAD, piloto José Fernandes Tato, auxiliado pelo rebocador VOUGA 1º, vai sobre a restinga do Cabedelo, deixa cair o ferro de bombordo e máquina força toda à ré, safa-se da areia e segue o seu destino, indo amarrar no lugar do Jones.

A 03, pelas 13h10, o SILLARO, piloto Carlos de Sousa Lopes, rebocado pelo MARS 2º, dá forte guinada às pedras do cais do Touro, larga o ferro de estibordo mas ao suspendê-lo a amarra partiu-se e perde-se, seguindo para montante até ao lugar dos Vanzelleres e logo a seguir, às 13h15 é a vez do Português ALFERRAREDE, piloto Bento da Costa, vai sobre as pedras da Ponta do Dente sujeito a encalhar ou a ficar preso nas amarras da bóia, contudo consegue desviar-se com alguma dificuldade. Entretanto, ao passar junto da pedra do Touro, devido a mais um estoque de água, guina às pedras e é obrigado a lançar o ferro de estibordo. Manobra ao canal virando a amarra e ruma para montante até à amarração no lugar do cais do Monchique. Os restantes vapores passaram a barra sem qualquer percalço.

NESTFOS:

LYNGSTAD: 1928-1934/ 72m/ 1.002tb

SILLARO, 1925-1933/ 77m/ 1.129tb

LISBOA: 1911-1943/ 90m/ 1.799tb

ALFERRAREDE: 1027-1961/ 74m/ 1.452tb

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.

(continua)

Rui Amaro

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