terça-feira, 21 de setembro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 94

OS VAPORES INGLESES “BUSIRIS” e “ARGO” DEMANDARAM PELA PRIMEIRA VEZ A BARRA DO DOURO



A 06/04/1932, pelas 08h00, entrou a barra do Douro pela, primeira vez, o vapor Inglês BUSIRIS, que veio servir a carreira entre o porto de Glasgow e os portos de Cádis, Lisboa e Douro/Leixões, vindo consignado à firma Wall & Westray Co. Ltd. Aquele vapor, que vem substituir o PROCRIS do mesmo armador, foi conduzido pelo piloto João António da Fonseca, que o amarrou no lugar do Jones, na margem de Gaia..

A 19/04/1932, pelas 13h50, demandou a barra do Douro o vapor Inglês ARGO, que veio substituir, provisoriamente o ESTRELLANO na linha Hull, Lisboa e Douro/Leixões. Entrou em 18 pés de calado e a manobra de entrada foi dirigida pelo piloto Júlio Pinto de Almeida, que o foi amarrar no lugar dos Vanzelleres, também na margem de Gaia. A firma Wall & Westray Co. Ltd era o seu agente consignatário.

BUSIRIS – 71m/ 943tb/ 11 nós; 09/1929 entregue pelo estaleiro Ailsa Shipbuilding Co.. Ltd., Troon, ao armador J. & P. Hutchinson Co., Ltd., Glasgow; 1948 KYLEGLEN, Monroe Bros, Cardiff; 22/05/1958 arrived Dublin for breaking up.

ARGO – 72m/ 1.102tb/ 10,5 nós; 1898 entregue pelo estaleiro Caledon Shipbuilding & Eng. Co., Ltd., Dundee,á Wilson Line, Hull, para o seu serviço de carga e passageiros com os portos Bálticos, para que acomodava 176 passageiros; 28/12/1932 chegava a Grimsby para ser demolido pelos sucateiros Gt. Grimsby Marine Scrap., Ltd.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index; Photoship Co., Uk. (imagem de autor desconhecido).
(continua)

Rui Amaro

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