terça-feira, 15 de junho de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 71


OS DOIS PRIMEIROS VAPORES DE BANDEIRA REPUBLICANA ESPANHOLA NO RIO DOURO E NO PORTO DE LEIXÕES





A 05/05/1931, pelas 08h30, demandou a barra do Douro o vapor TORRAS Y BAGES, pertencente à Compañia Transmediterranea, de Barcelona, arvorando a bandeira republicana Espanhola. Aquele vapor, conduzido pelo piloto João Pinto de Carvalho, foi amarrar no lugar dos Vanzelleres, sendo seus agentes a firma Leonard H. Wright & Cia Lda e no dia seguinte entrou no porto de Leixões o vapor CABO LA PLATA, propriedade da Ybarra & Cia, de Cádis, arvorando também o pavilhão republicano de Espanha, sendo conduzido pelo piloto Manuel Pinto da Costa, que o ancorou ao Sul a dois ferros. Aquele vapor veio consignado ao agente Kendall, Pinto Basto & Cia Lda e também nesse mesmo dia, pelas 09h00, demandou a barra, pela primeira vez, o vapor Alemão CEUTA da companhia OPDR, Hamburgo, gémeo do RABAT, de cujo porto procedia, sendo seu agente na cidade do Porto a firma Burmester & Cia., Lda. O piloto Delfim Duarte conduziu a sua entrada e foi dar fundo no lugar do Quadro da Alfandega.

TORRAS Y BAGES – 74,95m/1.344tb/9 nós; 01/1902 entregue por Clyde Shipbuilding Co., Ltd, Port Glasgow, como VELAZQUEZ à Naviera La Bética (gestores Mac Andrews Co.), Sevilla; 1917 VELAZQUEZ, Compañia Maritima de Barcelona, Barcelona; 1917 TORRAS Y BAGES, Compañia Trasmediterranea, Barcelona; Barcelona; 1936 TORRAS Y BAGES, foi rebocado pelo vapor CIUDADELA desde Mahon a Barcelona para ser reparado e colocado em serviço, por conta do governo republicano. Estando próximo a ocupação de Barcelona pelas tropas Nacionalistas, foi levado para Marselha, de onde regressou a Barcelona rebocado pelo vapor CASTILLO TORDESILLAS, uma vez terminado o conflito fratricida Espanhol; 1952 TORRAS Y BAGES, Islena Marítima,??; 1958 TORRAS Y BAGES, Naviera Morey SA., Barcelona; 1966 desmantelado para sucata algures em Espanha.


http://www.andimar.spanishspotters.com/ver_foto.php?fid=3663


CABO LA PLATA – 85m/2002tb/ 9nós; 11/1908 entregue por Greenock & Grangemouth Dockyard Co., Greenock, à Ybarra Y Cia, Cádis; 1937 CABO LA PLATA, requisitado pelo governo nacionalista Espanhol, que lhe alterou o nome para PLAUSTRA; 1939 terminada a guerra civil de Espanha foi devolvido à Ybarra Y Cia. ; 06/10/1952 Perdeu-se por encalhe devido ao nevoeiro no Cabo Home, à saída da ria de Vigo.

CEUTA – Detalhes serão postados num próximo episódio mais desenvolvido.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index; La Compañia Tramediterranea a través de sus buques; Andimar.Es.

(continua)

Rui Amaro

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