quinta-feira, 10 de junho de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 70

A FRAGATA MERCANTIL “MERCURIO” SOFRE UM ACIDENTE E PERDE-SE Á SAÍDA DA BARRA DO DOURO


O rebocador MARS 2º na bacia do porto de Leixões, arvorando a bandeira da Nordeutscher Lloyd, Bremen, prova que está a prestar assistência a um paquete daquele importante armador.


A 04/05/1931, pelas 19h00, saía a barra do Douro a fragata MERCÚRIO conduzida pelo rebocador MARS 2º, e quando alcançava o lugar da Forcada, meio do cais Velho, foi descaindo para cima da penedia da Ponta do Dente devido ao vento Sul forte, que se fazia sentir, pelo que o cabo de reboque se atravessou na bóia da barra e a fragata começou a embater nas pedras, partindo-se aquele cabo. Entretanto, o MARS 2º apitava, desesperadamente pedindo auxílio e a tripulação da fragata largou o ferro, tentando evitar o pior. Não tendo sido bem sucedida devido a ter penetrado pelo caneiro da praia das Pastoras, onde se deteve encalhada.

De imediato acorreram ao local os pilotos da barra com o seu material flutuante e por terra compareceu o pessoal da Estação de Socorros a Náufragos da Foz do Douro com o respectivo material de salvamento, que não chegou a ser necessário, uma vez que os tripulantes se serviram do bote de bordo e desembarcaram no areal da daquela praia.

MARS 2º - 31,88m/114tb/10nós/ casco de aço; 09/1909 entregue por Scott & Sons (Bowling), Glasgow, à The Booth Steamship Co., Ltd. (Booth Line), Liverpool; para assistência aos seus navios no porto de Leixões, vindo tomar o lugar do rebocador MARS, que se perdeu na grande cheia de 1909 do rio Douro; 1909 MARS 2º, Empresa de Transportes Fluviais e Marítimos, Lda., gestor Garland, Laidley & Co., Ltd., Porto; 1942 NAUTICUS, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa, operando no tráfego fluvial e costeiro, na rebocagem dos batelões da companhia. Subsequente história não encontrada.

MERCURIO – armador A. J. Gonçalves de Moraes & Filhos, Porto, restantes detalhes não encontrados.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd’s Register of Shipping; imagem colecção de F. Cabral.

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: