quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 21.

O LUGRE “PAÇOS DE BRANDÃO” E O VAPOR “CATALINA” ENTRARAM NA BARRA DO DOURO


O PAÇOS DE BRANDÃO amarrado no cais da Pedras, Massarelos, Douro, acabado de chgar da campanha de 1950 / (c) imprensa diária /.


A 18/10/1929, pelas 16h00, entrou a barra do Douro, a reboque do rebocador “MARS 2º”, o lugre à vela Português PAÇOS DE BRANDÃO, que foi o primeiro navio bacalhoeiro da praça do Porto a chegar dos bancos da Terra Nova, trazendo nos seus porões 1.400 quintais de bacalhau frescal. O piloto Delfim Duarte deu entrada àquele lugre de três mastros, o qual foi amarrado na lingueta do Bicalho, Massarelos.

O PAÇOS DE BRANDÃO, 39m/187,34tb, foi construído pelo estaleiro de John Forsey, Marystown, Terra Nova e Labrador, para o armador local Samuel & George Harris, como navio de carga, juntamente com os gémeos GENERAL WOOD, GEN. BYNG, GEN. KNOX e GEN. IRONSIDE, tendo sido registado como GENERAL RAWLINSON. Alguns desses lugres escalavam portos Portugueses com bastante regularidade, e foi numa dessas escalas, que em 18/01/1922, quando abrigado no porto de Leixões, foi de garra devido ao mau tempo, e acabou por encalhar sobre uma pedras, sofrendo danos graves no seu casco, como tal foi considerado perda total construtiva. Trazido para estaleiros de V.N. de Gaia, foi posto à venda, como salvado pela seguradora, representada na praça do Porto pela firma Rawes & Cª., tendo entretanto sido adquirido pelo armador Portuense Silva Rios., Lda., (Cap. José Silva Rios), que o reconstruiu e adaptou a lugre bacalhoeiro, partindo nesse mesmo ano para a sua primeira campanha aos Grandes Bancos.



O PAÇOS DE BRANDÃO submergindo devido ao ciclone de 16/02/1941, vendo o ANA MARIA em dificuldades /(c) imprensa diária /.


O armador Veloso Pinheiro & Ca., Lda, do Porto, adquiri-o em 1934, continuando na pesca do bacalhau. Em 16/02/1941 sofre novo desaire, quando no rio Douro, Massarelos, juntamente com outros navios, afunda-se devido a um ciclone aliado à grande cheia do rio.

Em 03/08/1951, quando se preparava para rumar ao seu porto de armamento, naufragou nos bancos da Terra Nova, tendo toda a tripulação, incluindo o Adriano, um rapazito de 14 anos de idade residente em Massarelos, que embarcara clandestinamente em Maio, quando da largada do rio Douro, tendo sido descoberto já muito ao largo da costa, escondido numa das carvoeiras, sujo e muiro enjoado, sido resgatada pelos lugres ANA MARIA e JÚLIA 1º, que os conduziram à pátria.


O ANA MARIA nos Grandes bancos, campanha de 1950, prepara-se para rumar ao Douro /(c) imprensa diária /..


Ao contrário de toda a frota bacalhoeira da pesca à linha, que largava do estuário do Tejo, após o cerimonial da bênção dos bacalhoeiros, o PAÇOS DE BRANDÃO e o seu companheiro ANA MARIA, os "meninos bonitos e muito queridos da praça do Porto" eram os únicos navios que não marcavam presença nessa festa religiosa, pois seguiam directamente do Porto para os bancos da Terra Nova, por serem puros navios de vela, e era maravilhoso vê-los em meados de Maio deixarem a barra do Douro de velas retesadas, sob Nortada fresca, próprias daquele mês, e após largarem o cabo de reboque e desembarcados o respectivos pilotos da barra, rumarem a Noroeste, acabando por desaparecerem para lá da linha do horizonte em menos de duas horas ou no regresso em Agosto aparecendo a Noroeste ou Sudoeste a navegarem à bolina até muito próximo da costa e depois da manobra de orçar, repetiam por várias idas e voltas até para lá das três milhas, devido à dificuldade de fundearem, até à hora do embarque dos pilotos da barra e da chegada dos rebocadores, que os conduziriam até ao local de descarga, que usualmente era na lingueta do Bicalho ou na do Cais das Pedras.

O autor, ainda criança, acompanhado do piloto da barra, José Fernandes Amaro Júnior, seu pai, teve a grande alegria de embarcar fora da barra no ANA MARIA, e recorda-se de ver o navio a navegar com a borda debaixo de água e pano todo largo, devido à Nortada, que se fazia sentir. Um verdadeiro e inesquécivel espectáculo!

Joaquim Agonia Vieira "Rasca", da Vila (VC) e Joaé André Alão, de Ilhavo, foram seus capitães por muitos anos, assim como o José Fernandes Pereira "Lau", mais conhecido por Zé lau, também um capitão Ilhavense fora seu piloto, e tinha quase tantos anos de mar como o próprio lugre ANA MARIA, construido em Dundee no ano de 1873, que chegou a ser o mais antigo navio de pesca Português, sobretudo dos bacalhaus.

Sobre o PAÇOS DE BRANDÃO, contava-me o meu pai, que em finais da década de 40, aquele lugre calhara-lhe de saida, e da sua equipagem fazia parte um praticante a oficial, natural e residente em terras transmontanas, ali para os lados de Miranda do Douro. Ora o novato marinheiro, que ia encetar a sua primeira derrota em mar aberto, e que de certeza nem de barco rabelo, jamais teria sulcado o rio Douro, ainda o lugre de velame cheio não tinha alcançado a barra, e só de avistar a vaga encarniçada de Nortada, já ia enjoado, deitando carga ao mar, e talvez arrependido de ter escolhido tal profissão, mas não, na viagem de regresso, lá para Agosto seguinte, já tisnado pela "Faina Maior" mais parecia um verdadeiro "Capitão dos Mares"!




O CATALINA no inicio da 2ª Guerra Mundial / (c) Foto de autor desconhecido /.


Na mesma data entrou a barra o vapor Português CATALINA, em cujos porões transportava “stock fish”, carregado no porto de S. João e outros portos secundários da Terra Nova. A bordo vinha parte da tripulação do lugre Português SANTA QUITÉRIA da Companhia Transatlântica de Pesca, Porto, o qual devido ao mau tempo naufragara nos Grandes Bancos, salvando-se toda a sua equipagem. O piloto Manuel Fernandes Vieira foi o responsável pela condução até ao lugar do cais do Terreiro, onde ficou amarrado a dois ferros, cabos para terra e ancorote pela popa.

O CATALINA, 52m/632tb, era o antigo navio patrulha da “Royal Navy” HMS KILKEEL construído em Inglaterra em 1918 e transformado após a guerra em navio mercante com o nome de FALCONER.

Em 1929 foi comprado pelo armador Portuense C.A. Moreira & Cia., Lda e juntamente com o seu gémeo OURÉM, ex HMS KILDARY, que também depois da guerra foi comprado e adaptado a navio mercante por um armador Inglês, que o registou com o nome de SORCERER, o qual em 1933 foi adquirido por aquele armador da praça do Porto. Ambos os navios, devido à sua excelente velocidade para a época, eram adequados ao tráfego de Portugal com a Terra Nova, Islândia e Noruega transportando sal e no regresso bacalhau seco e ainda com Cuba, onde carregavam açúcar e mais tarde passaram a operar carreiras regulares – Moreira Line – entre Portugal, Bélgica, Holanda e Alemanha, até que devido à Segunda Guerra Mundial, retomaram o tráfego do bacalhau, passando a escalar de novo a Terra Nova e a Islândia.



O OURÉM amarrado no lugar do Sandeman, margem de Gaia, no incio da 2ª Guerra Mundial /(c) foto do armador /.


A 15/01/1942, quando em viagem de Fortune para S, João, ambos portos da Terra Nova, o CATALINA foi torpedeado, aparentemente por engano pelo submarino alemão U-203, acabando por explodir, não dando qualquer hipótese de salvamento à desventurada tripulação, que foi para o fundo com o seu vapor, incluindo o seu capitão interino, natural da Terra Nova. Quanto ao OURÉM naufragou por encalhe na costa da Islândia em 27/02/1941, devido a forte temporal, salvando-se a tripulação. Mais tarde, posto a flutuar e devidamente reparado por Hrimfaxes H/F, Sviri, Reykjavik; 1950 ANDURIA, K, Gudmundsson, Reykjavik; 1954 desmantelado para sucata em Calcutá.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Imprensa diária, Mirama Ship Index, LR.

Rui Amaro

Sem comentários: