sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 22


O “KEPLER” PERDE A AMARRA DE ESTIBORDO QUANDO AGUARDAVA MARÉ PARA ENTRAR


O KEPLER / (c) autor desconhecido - Dampfs. Ges. Neptun, Bremen /.


A 21.10.1929, dia de Nortada pesada, o navio-motor Alemão KEPLER, fundeado fora da barra do Douro, a aguardar maré para entrar, perdeu a amarra de estibordo devido à violência do mar e do vento, não tendo sido recuperada, apesar das muitas tentativas de rocega, acabando por demandar a barra, sob orientação do piloto Hermínio Gonçalves dos Reis, que o foi amarrar junto das escadas da Alfandega com o ferro de bombordo, cabos estabelecidos para terra e ancorote dos pilotos à popa para Sudoeste.



Modelo do destruidor de minas da Kriegsmarine SPERRBRECHER 177 / (c) Foerde Manufacurer /.


KEPLER, 76m/1.236tb/10 nós; 08/1925 entregue pelo estaleiro Deutsche Werke AG, Kiel, ao armador Dampfs. Ges. Neptun, Bremen; 1942 em Skarpsborg; 1943 SPERRBRECHER 177 – navio destruidor de minas, Kriegsmarine; 1945 em Wilhemshaven; 1946 em Swinemunde entregue à USSR; 1946 VENTA, Armada Soviética; 1947 KULOY, Armada Soviética; 1958 PKZ-146, pontão, Armada Soviética; 1965 desmantelado para sucata. Navios gémeos: GAUSS e OLBERS.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Die Schiffe der DG Neptun – H.J. Abert

(continua)

Rui Amaro

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