O NAVIO-MOTOR ALEMÃO “SONECK” SOFRE UM ENCALHE
À SAIDA DA BARRA DO DOURO
O SONECK no Mar do Norte / DDG Hansa, Bremen /.
15/10/1957, pelas
15h00, o navio-motor Alemão SONECK, piloto Alberto da Costa, quando se encaminhava
para sair a barra do Douro, logo a seguir à boia norte da Cantareira, ficou
encalhado sobre um banco de areia, que há poucos dias ali se formara, o qual
estava a causar dificuldades à navegação. Já alguns dias antes, também
encalhara no mesmo local o navio-motor Alemão “VEGESACK” da DG Neptun, Bremen,
safando-se pouco tempo depois, pelos seus próprios meios.
Dado o alarme,
acorreu o material flutuante dos pilotos e seu pessoal, que estabeleceram um
cabo de arame para o peoris do cais do Marégrafo. Entretanto, com o molinete de
bordo a virar o referido cabo e a máquina do navio em toda força avante, no
máximo da sua potência, o SONECK, antes da praia-mar acabou por se safar do
banco de areia e seguiu para a barra, desaparecendo no meio do denso nevoeiro,
que se acabara de formar, ficando fundeado por fora da barra, a aguardar melhores
condições de visibilidade, a fim de demandar o porto de Leixões, o que só se concretizou
no dia seguinte.
SONECK – imo
5205825/ 71,1m/ 1.299tb/ 12kn/ passageiros 4/ tripulantes 19; 06/11/1953
entregue por Atlas Werke AG, Bremen, à DDG Hansa, Bremen, para o seu serviço
com a Península Ibérica, nomeadamente Portugal; 1962 LELO, Antonio d’Antuono
Scotto, Nápoles; 1974 LELLO, Vittorio Paladini, Palermo; 1976 ITALO, Brunno di
Ferrari, Génova; 1982 ITALO, Navi Alga SpA, Genova; 1983 BUSALEH, Jannabi
Navigation, Sharjah, United Arab Emirates; 1985 LIBAN I, Allaban Trading Co.,
Mogadishu; 1988 AL HAMDOLILLAH, Age Intrade, Kingstown; 1998 LARRI A, Allaban Trading Co., Mogadishu; 01/02/1998
arrived Gadani Beach for breaking up.
Fontes: Imprensa
diária, Miramar ship Index.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com
direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a
fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua
compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA,
o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário