NAVIO-MOTOR ALEMÃO “MELILLA”
Navio-motor Alrmão MELILLA (3) / OPDR /.
A pouca distancia um dos outros mostram-se fundeados na margem de Gaia, junto à Avenida Diogo Leite, em 11/1953, da esquerda para a direita, os seguintes navios: Inglês DARINIAN, Inglês WOODLARK, Francês PONT AVEN e o Alemão MELILLA, e na Ribeira vê-se o rebocador MIRA da APDL. (gravura de O PRIMEIRO DE JANEIRO)
05/11/1953, cerca das 11h30, conduzido pelo
piloto José Fernandes Amaro Júnior, demandou a barra do Douro em 17 pés de
calado, pela primeira vez o navio-motor Alemão MELILLA, procedente de Hamburgo,
seu porto de registo, com carga diversa, consignado aos agentes Burmester &
Cª, Lda, da praça do Porto, indo dar fundo a dois ferros, cabos estabelecidos
para terra e ancorote dos pilotos ao lançante pelo noroeste, no lugar do Sandeman. Nesse mesmo dia entrou o navio-motor Francês PONT AVEN, imo 5381843/ 83m/ 1.320tb, que por falta de ancoradouro foi prolongar-se com o MELILLA.
MELILLA - imo 5231642/ 93,9m/ 1.706tb/ 14nós/ 12 passageiros; 11/11/1952 entregue pelo estaleiroLubecker Maschinenbau Ges. Lubeck, à Stettiner Dampfschiffs. Ges.
D. J. F. Braeunlich KG, Lubeck, gestores. Oldenburg Portugiesische Dampfschiffs
Rhederei, OPDR, Hamburg; 1971 MELILLA, Hercules Shipping Co., Ltd., Monrovia; 1973 MELILLA, Greek Sea Rover Shipping Co., SA, Piraeus; 1977 GIANNIS K,
Greek Sea Rover Shipping Co., SA, Piraeus; 1979 GEORGIOS A, Sea Rover Shipping Co., SA, Piraeus; 1980
GEORGIOS A, Good Luck 1 Shipping Co, SA, Piraeus; 1981
desmantelado na Grécia.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; OPDR.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos
sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim
da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua
compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA,
o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights”
of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in
order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your
comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA,
which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário