segunda-feira, 27 de maio de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 296

ACIDENTE NO RIO DOURO ENTRE O REBOCADOR “URANO” E O VAPOR ITALIANO “SIDEREA”



O rebocador URANO no rio Douro, década de 40 / colecção F. Cabral, Porto /


A 22/12/1951, quando vinha rio abaixo no lugar das 18 Braças, o rebocador URANO conduzindo a fragata JUPITER 2º, ambas embarcações pertença da firma A. J. Gonçalves de Moraes, do Porto, foi embater violentamente com o vapor Italiano SIDEREA, que vindo de Leixões, onde estivera arribado, aguardando melhores condições de mar para se fazer à barra do Douro, e que seguia rio acima, a fim de ir amarrar no lugar dos Vanzelleres, para descarregar um carregamento completo de aduelas vindos do porto Italiano de Civitavechia.
O SIDEREA não sofreu qualquer dano, contudo URANO, um rebocador construído em madeira, ficou com a proa muito danificada, e a fazer bastante água, assim como a fragata, que também sofreu alguns danos, pelo que o rebocador foi encalhar junto da prancha do frigorifico do Bacalhau, no lugar do Bicalho, para não se afundar, e a fragata foi levada e amarrada no lugar de Santo António do Vale da Piedade.
O acidente deu-se por ser ter partido o gualdrope do leme do rebocador URANO.
SIDEREA - imo 5263346/ 87,3m/ 1.413gt/ 11,5kn; 11/1919 entregue por Haarlemsche Scheepsbow Mij, Haarlem, como AMSTELTROOM à NV Hollandsche Stoomboot Mij., Amesterdão, embora tenha sido lançado á água como MERWEDE para P. A. Van ES & Co, Roterdão; 1934 EDDA, Eimeskipafelagjld h/f, Isaford; 1941 FJALFOSS, Eimeskipafelagjld h/f, Reyjkavik; 1946 FJALFOSS, H/F Eimeskipafelagjld Islands; Reykjavik; 1951 SIDEREA, Sargena Soc Armamento Gestione Nav SpA, Genoa; 1957 Ommalgora, M. A. Bakhashab, Jeddah; 1968 STAR OF TAIF, Orri Navigation Lines, Jeddah; 1969 abbandoned at Jeddah; 1978 scuttled off Jeddah.  
URANO  – 27,18m/ 109,63tb/ 9 nós; 1943 construido por Eduardo Soares Gomes, Vila Nova de Gaia, para A. J. Gonçalves de Moraes, Porto. Dados seguintes não encontrados.
Fontes: José Fernandes Amaro Junior/ Miramat Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo.rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated. 

Sem comentários: