ACIDENTE NO RIO DOURO ENTRE O REBOCADOR “URANO” E O VAPOR ITALIANO “SIDEREA”
O rebocador URANO no rio Douro, década de 40 / colecção F. Cabral, Porto /
A 22/12/1951,
quando vinha rio abaixo no lugar das 18 Braças, o rebocador URANO conduzindo a
fragata JUPITER 2º, ambas embarcações pertença da firma A. J. Gonçalves de
Moraes, do Porto, foi embater violentamente com o vapor Italiano SIDEREA, que
vindo de Leixões, onde estivera arribado, aguardando melhores condições de mar
para se fazer à barra do Douro, e que seguia rio acima, a fim de ir amarrar no
lugar dos Vanzelleres, para descarregar um carregamento completo de aduelas
vindos do porto Italiano de Civitavechia.
O SIDEREA
não sofreu qualquer dano, contudo URANO, um rebocador construído em madeira,
ficou com a proa muito danificada, e a fazer bastante água, assim como a
fragata, que também sofreu alguns danos, pelo que o rebocador foi encalhar
junto da prancha do frigorifico do Bacalhau, no lugar do Bicalho, para não se
afundar, e a fragata foi levada e amarrada no lugar de Santo António do Vale da
Piedade.
O acidente
deu-se por ser ter partido o gualdrope do leme do rebocador URANO.
SIDEREA - imo 5263346/ 87,3m/ 1.413gt/ 11,5kn; 11/1919 entregue por
Haarlemsche Scheepsbow Mij, Haarlem, como AMSTELTROOM à NV Hollandsche
Stoomboot Mij., Amesterdão, embora tenha sido lançado á água como MERWEDE para
P. A. Van ES & Co, Roterdão; 1934 EDDA, Eimeskipafelagjld h/f, Isaford; 1941
FJALFOSS, Eimeskipafelagjld h/f, Reyjkavik; 1946 FJALFOSS, H/F Eimeskipafelagjld
Islands; Reykjavik; 1951 SIDEREA, Sargena Soc
Armamento Gestione Nav SpA, Genoa; 1957 Ommalgora, M. A. Bakhashab, Jeddah;
1968 STAR OF TAIF, Orri Navigation Lines, Jeddah; 1969 abbandoned at Jeddah;
1978 scuttled off Jeddah.
URANO – 27,18m/
109,63tb/ 9 nós; 1943 construido por Eduardo Soares Gomes, Vila Nova de Gaia,
para A. J. Gonçalves de Moraes, Porto. Dados seguintes não encontrados.
Fontes: José Fernandes Amaro Junior/
Miramat Ship Index.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que
se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar
de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo.rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal
for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á
VISTA, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário