sábado, 11 de maio de 2013

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 290

AS PRIMEIRAS ATRACAÇÕES AO CAIS DE GAIA



O AUK atracado ao cais de Gaia em operações comerciais em 13/03/1956, dia da inauguração daquela estrutura portuária /F. Cabral/.


O SALERNO amarrado no lugar do Sandeman em 12/1955, vendo-se o rebocador MANOLITO à proa / F. Cabral /.


O ESTREMADURIAN demanda o rio Douro em 22/12/1968, a fim de inaugurar o novo terminal de contenores do cais de Gaia / Rui Amaro /.


O TAGUS no cais de Gaia, vendo-se o pórtico da Sea Containers/Ellerman Lines, por volta de 1969 / (c) Foto Mar, Leixões /.


Imagem desoladora da quantidade de barcaças do porto do Douro vazias por falta de navegação devido à 2ª guerra mundial, junto do cais da Alfandega do Porto /jornal O Comércio do Porto/.


A 13/03/1956, pelas 07h30, deu-se a inauguração e a primeira atracação ao, então, recente construído cais de Gaia, baptizado de cais do Vinho do Porto, que coube ao navio-motor Inglês AUK, 79,1m/1.238.tb, assessorada pelo piloto Manuel Pereira Franco. Passados três dias, conduzido pelo piloto Manuel Garção Ferraz, largou com destino a Leixões e Londres, tendo sido auxiliado na atracação e na largada pelo rebocador MERCÚRIO 2º, e de seguida, auxiliado pelo mesmo rebocador, acostou o vapor Inglês SALERNO, 66m/877tb, piloto José Teixeira Lencastre, que chegado de Hull, se encontrava no lugar do Sandeman a aguardar cais.
O novo cais, que foi uma mais valia para o porto comercial do Douro, que até aí apenas possuía o pequeno cais do Terreiro/Estiva, no lugar da Ribeira, que continuou de grande serventia, pois anteriormente as mercadorias eram manuseadas com a intervenção das característias barcaças dos chamados ”barqueiros”.
Com o aparecimento do tráfego contentorizado em meados dos anos 60, e com a vinda em 06/05/1968 do porta-contentores Norueguês ESTREMADURIAN, 82m/1.921tb, agenciado pela firma Wall & Co., convertido do ex navio convencional VARODD, passou o rio Douro a possuir o primeiro terminal de contentores de Portugal, instalado pela Sea Containers/Ellerman Lines, Liverpool, no cais de Gaia. Mais tarde apareceram os porta-contentores MINHO, TAMEGA, TAGUS, MONDEGO, TORMES, TRONTO, TIBER e TUA, 85m/1,578tb, os quais deixaram de utilizar o rio Douro devido ao encalhe do TAMEGA, ocorrido a 12/01/1972 no banco da barra, localizado nessa altura a cerca de 400 metros para Oeste do farolim de Felgueiras, motivado pelo seu grande assoreamento, passando aqueles navios a utilizar o porto de Leixões. O TAMEGA safou-se pelos próprios meios passados cerca de 45 minutos, acabando por atracar ao cais de Gaia sem mais percalços.
Primitivamente foi utilizado um antigo pórtico de Volumes Pesados, que era, demasiadamente lento, e mais tarde o terminal foi equipado com o pórtico que se vê numa das fotos, e propriedade da Sea Containers, o qual quando da ida daqueles navios para Leixões, se não estou em erro foi transferido para o terminal de contentores da doca 2 Sul, e mais tarde levado para Malta.
AUK – imo 5030725/ 79,1m/ 1,238tb/ 12nós; 05/1949 entregue por S. P. Austin & Son, Ltd., Sunderland, à General Steam Navigation & Co, Ltd, Londres; 1965 OURANOUPOLIS, D. Dragonas & Others, Piraeus; 1972 OURANOUPOLIS, Hasba Shipping  Co., Ltd, Piraeus; 1974  OURANOUPOLIS, Z. D. Kritsas & Alwahabi Suleiman Ebeid, Piraeus; 1976 OURANOUPOLIS, G. Tsamis & S. Karidakis, Piraeus; 14/03/1977 laid up Port Said and in Great Bitter Lake prior to 10/03/1982; 20/04/1992 sold to scrapers at Port Said.
SALERNO – imo 1147154/ 70,7m/ 870tb/ 9,5 nós; 08/1924 entregue por Earl’s Shipbuilding & Engineering Co., Hull, à Ellerman’s Wilson Lines, Hull; 15/04/1940, quando se encontrava em Sandafjord, Noruega, foi capturado pelos Alemães, que lhe alteraram o nome para MARKIRCH, sendo utilizado pela “Kriegsmarine” como navio rebocador de alvo de tiro; 05/1945 foi apresado pelos Ingleses como reparação de guerra, ficando sob controlo do MoWT, Ministério da Guerra e Transportes, Londres. Que lehe deu o nome de EMPIRE SALERNO, e em 1946 regressou ao seu primitivo armador, que o rebaptizou com o seu antigo nome de SALERNO. Em 1957 foi adquirido pelo armador grego M. A. Karageorgis, Piraeus, passando a denominar-se TAXIARCHIS. Em 18.12.1958 naufragou na costa da ilha de Kos e em 1959 foi demolido para sucata em Perama.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Imprensa diária.
(continua)
Rui Amaro

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