sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 257


A TRAINEIRA ESPANHOLA “EVANGELINA” ´DEMANDA O RIO DOURO DETIDA POR SE ENCONTRAR A PESCAR EM ÁGUAS TERRITORIAIS PORTUGUESAS


A traineira EVANGELINA é a primeira a contar da esquerda / O Comércio do Porto /


A lancha de fiscakização NRP DOURADA no rio Douro

A 22/05/1946, pelas 15h00, apareceu à vista a traineira de arrasto Espanhola EVANGELINA, da praça de Vigo, que por se encontrar a fainar em águas territoriais portuguesas, dentro das 12 milhas, foi interceptada e detida ao largo de Esposende pelo NRP DOURADA, lancha de fiscalização das pescas, que a comboiou até ao rio Douro. Pelas 16h00, ambas as embarcações entraram a barra do Douro indo o NRP DOURADA, piloto Hermínio Gonçalves dos Reis, amarrar às bóias do quadro dos vasos de guerra, localizado no lugar do Bicalho e a EVANGELINA, piloto José Fernandes Amaro Júnior, atracar à prancha-cais do Frigorifico do Peixe, Massarelos.
Visto o peixe capturado, possivelmente ir ser apreendido e distribuído por asilos ou instituições de solidariedade, o mestre presenteou, procedimento voluntário normal nestas ocasiões, a lancha de pilotar e a da amarração com três cestas de peixe variado, como pescada, parvo, ruivo, capatão, faneca, etc., peixe esse, que foi distribuído pelos elementos a bordo das duas lanchas e pelos pilotos embarcados no NRP DOURADA e na traineira EVANGELINA. O autor ainda hoje se recorda das quatro enormes pescadas, dentre outras espécies, que couberam por partilha ao seu pai, as quais tiveram de ser consumidas de imediato, visto naquele tempo não haver arcas frigorificas domésticas, tendo parte sido oferecida a vizinhos e amigos.
Alguns dias depois o mestre da EVANGELINA foi presente a tribunal marítimo e condenado ao pagamento da respectiva multa, que foi liquidada pelo seu representante e após as formalidades legais deixou o rio Douro, rumando a Vigo, seu porto de armamento. Alguns meses mais tarde, o NRP CORVINA, lancha de fiscalização das pescas, em poucos dias apresou nada mais, nada menos do que trinta embarcações de pesca Espanholas, por se encontrarem a pescar em águas territoriais portuguesas. Essas embarcações vieram para o porto de Leixões, entre as quais se contava a traineira EVANGELINA, a fim dos respectivos mestres responderem em tribunal marítimo.
Fonte: José Fernandes Amaro Junior
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: