segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E POR-TO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 254

O PRIMEIRO NAVIO DE BANDEIRA INGLESA A DEMANDAR O RIO DOURO NO PÓS GUERRA 1939/45 FOI O “SPRINGWOOD”



A 27/03/1946, pelas 10h00, demandou a barra do Douro pela primeira vez, o navio-motor Inglês SPRINGWOOD procedente de Midlesborough com carga diversa, ao serviço do armador Joseph Constantine Steamship Line Co., Ltd., Midlesborough, agenciado na praça do Porto pela firma E.A.Moreira & Ca. Lda. O piloto José Fernandes Amaro Júnior, que conduziu a manobra, foi amarrar aquele navio, que vinha em 16 pés de calado, no lugar do Oeste da Cábrea a dois ferros, cabos estabelecidos para terra e ancorote dos pilotos pelo sudoeste.

Nada de importante mereceria qualquer referência, se o SPRINGWOOD não tivesse sido o primeiro navio de nacionalidade Inglesa a escalar o rio Douro, após o conflito mundial, o que foi motivo de grande regozijo para as populações ribeirinhas do Porto e Gaia, muito especialmente para a classe marítimo-portuária. Seguiram-se-lhe o SPRINGSHAVEN e alguns meses mais tarde os seguintes: ANDONI, COXWOLD, e um duo de maior porte, acabados de construir AVONWOOD e EDENWOOD. Os navios-motores holandeses SAN ANTONIO e ALGARVE foram as primeiras unidades mercantes estrangeiras a entrar no rio Douro no pós-guerra, alguns meses antes.



SPRINGWOOD – imo 1164679/ 72m/ 1.177tb/ 8 nós; 07/1936 entregue por Short Bros, Ltd., Sunderland, a Springwell Shipping, Ltd., Londres; 1937 HIGHWOOD, Springwell Shipping, Ltd., Londres; 19__ SPRINGWOOD, Springwell Shipping, Ltd., Londres; 1954 SPANKER, Witherington Everett, Newcastle-on-Tyne; 07/08/1954 naufragou e foi atirado sobre o molhe norte de Hook of Holland em viagem de Roterdão para Londres, e considerado perda total, foi desmantelado no local. A sua tripulação foi resgatada na totalidade.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Ships Nostalgia.

(continua)

Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.


Sem comentários: