terça-feira, 16 de outubro de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 252

TRÊS PILOTOS SEGUIRAM NOS RESPECTIVOS VAPORES PARA OUTROS PORTOS DEVIDO À FORTE AGITAÇÃO MARÍTIMA Á SAÍDA DO PORTO DE LEIXÕES.



O vapor VILA FRANCA no porto de Ponta Delgada / colecção F. Cabral, Porto /.


O vapor PRINCESA / autor desconhecido . Photoship Co., UK /.

A 17/12/1945 desenrolou-se sobre o porto de Leixões um temporal desabrido com ventos ciclónicos de sudoeste, que rodavam por vezes para o quadrante oeste com grandes rajadas que a 18 atingiam os 148km/h, e a 19 andavam pelos 135km/h, sendo chamados pilotos para bordo de vapores fundeados na bacia e na doca nº1 para qualquer manobra de emergência  e a 20 saíram do porto de Leixões sob agitação marítima intensa e forte ventania, os seguintes vapores: Português VILA FRANCA, 1906/ 85m/ 2.045tb/ Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, cujo destino era Ponta Delgada, levando o piloto da barra Manuel Pereira Franco, seguindo-se o Inglês PRINCESA, 1918/ 136m/ 8.731tb/ Furness-Houlder Argentine Lines, Liverpool, com destino ao Rio da Prata com escala por Lisboa, conduzindo o piloto Aristides Pereira Rmalheira para aquele porto, e mais tarde foi a vez do Inglês BEGONIA, 1929/ 117m/ 4.323tb/ J. Robinson & Sons, North Shields, de rumo a Samos e Palestina, levando a bordo o piloto Carlos Sousa Lopes, e cujo capitão, olhando ao longínquo destino, decidiu desviar a rota para a baía de Cascais, onde aquele prático foi recolhido no dia seguinte pelo vapor dos pilotos do porto de Lisboa, Os três pilotos não conseguiram desembarcar à saída do porto de Leixões, devido à forte agitação marítima, que impossibilitava a abordagem da lancha P1, mesmo entre molhes.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index; Photoship Co., Uk
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: