segunda-feira, 11 de junho de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 238


O PILOTO JOSÉ FERNANDES AMARO JÚNIOR ESTREOU-SE NA DOCA Nº 1 DO PORTO DE LEIXÕES COM A SAIDA DO NAVIO-MOTOR "TAGUS" E COM A ATRACAÇÃO DO VAPOR "KASSOS"
  

 O navio-motor TAGUS na doca nº 1 do porto de Leixões, década de 50 / foto de F. Cabral, Porto /.

A 02/04/1941, pelas 17h00, o piloto José Fernandes Amaro Júnior estreou-se na doca nº 1, conduzindo de saída o navio-motor português TAGUS, 68m/1.077tb, o qual de seguida demandou o rio Douro em 16 pés de calado de água, indo amarrar no quadro da Alfândega, a dois ferros com ancorote dos pilotos pela popa e cabos passados para terra, a fim de descarregar para barcaças a sua carga de algodão e açúcar, baldeada em Lisboa dos navios d CNN da carreira de Angola e a 06/06, aquele piloto estando de quinzena em serviço à estação de pilotos de Leça da Palmeira, conduz de entrada o vapor Grego KASSOS, 135,6m/5.215tb, calando 26 pés de água, sendo o seu primeiro serviço de atracação na doca nº 1.
Aquele vapor, que fora lançado ao mar em Julho de 1939, estava fretado pelo governo da Suíça desde 12/10/1939 até 12/1947, a fim de fazer face às dificuldades de abastecimento do país, devido à situação de guerra, tendo também servido alguns países neutros como Portugal, fazia parte da frota do mesmo armador do vapor HADIOTIS encalhado no porto de Leixões desde 15/02/1941.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.  

Sem comentários: