quarta-feira, 18 de abril de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 216

O NAVIO-MOTOR "MARIETJE BOHMER" DEMANDA A BARRA DO DOURO NA SUA VIAGEM INAUGURAL

A 16/02/1939 demandou a barra do Douro na sua viagem inaugural o navio-motor Holandês MARIETJE BOHMER (2), tipo "schuyter", conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, procedente de Swansea, consignado ao agente G. Leal & Ca., Lda, com um carregamento completo de carvão, indo amarrar no lugar do Sandeman, a dois ferros, cabos estabelecidos para terra e ancorote dos pilotos, ao lançante pela popa.


MARIETJE BOHMER (2) – imo 5613972/ 66m/ 928tb/12 nós; 02/1939 entregue pelo estaleiro A. Vuijk & Zonen, Capelle, a NV W, Bohmer's Scheepvaartbedrijf, Roterdão; 1942 requisitado pelos ocupantes Nazis e denominado EISSTROOM; 24/11/1943 torpedeado e afundado pelo submarino Norueguês HNMS ULA ao largo de Alesund.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; U-Boat Net; Scheepvaart forum.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato, a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: