sábado, 7 de abril de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 212

O VAPOR NORURGUÊS "INGA-I (2) SOFRE ACIDENTE NO RIO DOURO

A 15/11/1938, quando pelas 17h00 vinha rio abaixo, o vapor Noruegues INGA I (2), ao chegar ao lugar da Cruz, margem esquerda, avariou-se-lhe a máquina do leme, tendo desgovernado de proa para bombordo, pelo que o piloto Jaime da Silva Martins mandou largar os dois ferros de proa evitando o encalhe e avarias pesasdas em barcaças ali amarradas.
Entretanto suspendido os ferros, seguiu de rumo à barra e ao alcançar o lugar de Massarelos, voltou novamente a desgovernar indo embater nos lugres Portugueses que estavam amarrados à margem por leste do lugar do Lugan, INFANTE SAGRES 3º, DELÃES e OLIVEIRENSE, que se encontravam em fabricos para a próxima campamha do bacalhau. De imediato compareceram o rebocador NEIVA e a lancha ALTINA, que o levaram para o ancoradouro de Santo António do Vale da Piedade, a fim de reparar a avaria da máquina do leme.
 O vapor Norueguês INGA I (2) visto aqui como BA / Colecção M. Voss - Sjohistorie.NO.

INGA l  (2) – era o antigo vapor Norueguês BA construído na Holanda no ano de 1921, mais tarde adquirido pelo armador Johan Eliassen para preencher o lugar do anterior vapor do mesmo nome, naufragado a 30/03/1936 na barra do Douro; 77,5m /1.304tb/ 10nós; 12/1921 entregue pelo estaleiro Huiskens & van Dijk, Dordrecht, como MARVEL a A/S Nordsjoen, Kristiania; 06/1922 MARVEL, Belgium Star Shipping SA, Antwerp; 1924 BA, Rederi A/S BA, gestores Th. Brovig, Farsund/ 1936 BA, A/S D/S Inga I, gestores Johan Eliassen, Bergen; 07/1937 INGA I, A/S D/S Inga I, gestores Johan Eliassen, Bergen; 27/07/1941 foi torpedeado e afundado pelo submarino Alemão U-126, KorvettenKapitein Ernst Bauer, a 200 milhas a oeste do Cabo Finisterra, quando fazia parte do comboio OB69, que seguia dos portos de Tyne e Oban para o porto de Gibraltar, transportando carvão, perdendo a vida três dos dezanove homens da sua equipagem, dentre os quais o chefe de máquinas Bernhard Eliassen, que também tinha sido um dos náufragos do antigo INGA l, que se prdera na barra do Douro a 30/03/1936.
Fontes: José Fernandes Amaro Junior; Sjohistorie.NO.
 continua)
Rui Amaro

Sem comentários: