quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 152



O PETROLEIRO PORTUGUÊS "COIMBRA" EM LEIXÕES

A 31/05/1934, pelas 19h00, entrou no porto de Leixões o petroleiro Português COIMBRA, que se encontrava ao serviço da Socony Vacuum, tendo atracado de popa ao cais acostável do Molhe Sul e de proa virada a norte a dois ferros, a fim de descarregar gasolina, ficando de permanência a bordo o piloto, que lhe deu entrada e saída, Júlio Pinto de Almeida, na eventualidade de uma largada de emergência. O petroleiro ficou amarrado naquela posição, sendo a trasfega efectuada através de mangueiras estabelecidas para terra, a fim de evitar embates perigosos contra a muralha devido à ondulação, que sempre se fazia sentir dentro do porto.

COIMBRA (1) - 120m/ 4.926gt/ 11 nós; 04/1916 entregue pelos estaleiros Greenock & Grangemouth Dockyard Co., Ltd., Greenock, como VENNACHAR para o armador Gow Harrison & Co., Glasgow; 1923 WANDSWORTH WORKS, Vaccuum Oil Co., Rochester; 1932 COIMBRA, Empresa de Navegação Luso marroquina, Lda., Lisboa, continuando a operar para a Vacuum Oil Co.; 13/11/1935 entregue a sucateiros para desmantelamento no porto de Lisboa.


Desenho do petroleiro Inglês COIMBRA visualizado por Rui Amaro

COIMBRA (2) - O estaleiro Howaldtswerke AG., Kiel, em 1937 lançou à água um petroleiro denominado COIMBRA, 129m/6.768tb, bandeira Inglesa, para o armador Standard Vacuum Transportation Co. Ltd., Londres, o qual foi torpedeado em 15/01/1942, na costa de Long Island à vista de terra, pelo submarino Alemão U123, perecendo no inferno de chamas 36 tripulantes, incluindo o seu capitão, salvando-se apenas 6 elementos bastante maltratados. Esse novo petroleiro, que foi um dos primeiros navios aliados a ser atacado junto da costa dos E.U.A., transportava na ocasião do ataque um carregamento completo de óleos lubrificantes para Inglaterra, caso não se tivesse iniciado a segunda guerra mundial, arvoraria o pavilhão de Portugal, substituindo o referido petroleiro Português COIMBRA, que entretanto fora abatido.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd's Register of Shipping.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.


Sem comentários: