quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 209

O PAQUETE "LOURENÇO MARQUES" ABALROOU O VAPOR "PÊRO DE ALENQUER" NO PORTO DE LEIXÕES
 
O paquete LOURENÇO MARQUES numa das suas escalas no porto do Funchal durante o Conflito Mundial de 1939/45

A 15/11/1938, quando o paquete Português LOURENÇO MARQUES sob condução do piloto Francisco Campos Evangelista manobrava para sair do porto de Leixões, inesperadamente descaiu sobre o vapor da mesma nacionalidade PERO DE ALENQUER que se encontrava fundeado em operações comerciais, acabando por o abalroar, sofrendo ambos danos ligeiros.
LOURENÇO MARQUES - imo 5602355/ 6.341gt/ 13kn/ 2 hélices; 23/09/1905 entregue por Blohm & Voss, com ADMIRAL à Hamburg Deutsch-Ost Afrika Linie, Hamburg, para a sua carreira de Africa; 08/1914 devido à 2ª Guerra Mundial foi internado no porto de Lourenço Marques; 23/12/1916 tomado pelo governo de Portugal e rebaptizado com LOURENÇO MARQUES, sendo inserido na frota da então recém-formada empresa Transportes Maritimos do Estado, Lisboa; 1925 LOURENÇO MARQUES, Companhia Nacional de Navegação, Lisboa, que o empregou no tráfego dos territórios Portugueses de Africa; 1950 BISCO 4, sucateiros British Iron Steel Corporation, Blyth; 21/07/1950 chegava a Faslane para deslamantemento em sucata.
PERO DE ALENQUER – 104,63m/ 2.592,93tb/ 11kn, foi construído e entregue em 1913 pelo estaleiro Alemão Aktien Ges. Neptun Schiffswert und Maschinenfabriek, Rostock, para o armador Dampfs. Ges. Argo, Bremen. Em 1916 quando se encontrava refugiado no rio Tejo, devido à situação de guerra, foi requisitado e consequentemente arrestado pelo governo de Portugal, juntamente com um grande número de vapores da mesma nacionalidade. Fez parte da então formada empresa estatal Transportes Marítimos do Estado (T.M.E,) sob o nome de COIMBRA. Em 1925, devido à falência daquela armadora, foi integrado na Marinha de Guerra Nacional com o nome de PERO DE ALENQUER, como navio de transporte militar, tendo feito vários cruzeiros a todas as possessões Portuguesas, desde Africa ao Extremo Oriente, além de visitar diversos portos estrangeiros. Em 1929 foi comprado pela Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, tendo conservado o mesmo nome e foi colocado no serviço do norte da Europa, desde o porto de Ponta Delgada com escalas regulares pelos portos de Lisboa e Douro/Leixões. Com o eclodir da 2ª guerra mundial e devido à dificuldade de navegação na Europa, passou a escalar portos dos E.U.A. e Canadá. Em 1959 foi vendido ao sucateiro Dantas Leal, Lda., Lisboa, que o desmantelou para sucata no rio Tejo.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd's Register of Shipping; A. A. de Moraes.
Foto: autor desconhecido.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.
























Sem comentários: