domingo, 13 de novembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 202

O NOVO NAVIO-MOTOR "SECIL" DEMANDA A BARRA DO DOURO PELA PRIMEIRA VEZ

 O SECIL demanda a barra do Douro enfrentando águas de cheia em 01/1960 / Rui Amaro /.
 
 
Rabões da Empresa Carbonífera do Douro, do Pejão, em operações de transbordo de carvão para o SECIL, anos 50 / F. Cabral, Porto /.

A 22/12/1938, pelas 12h00, demandou a barra do Douro, pela primeira vez, o novo navio-motor português SECIL, que procedia de Setúbal com um carregamento completo de cimento ensacado, tendo sido conduzido pelo piloto Bento da Costa, que o foi amarrar na lingueta do Bicalho, Massarelos.
Após a descarga, passados dois dias, sob as ordens do piloto Tiburso, um nativo de Lourenço Marques, cambou para o lugar da Carbonífera, a fim de carregar carvão em pó extraído das minas do Pejão, transportado pela via fluvial do Douro, nas típicas embarcações pintadas de cor negra mais conhecidas por “rabões”, que como os “barcos rabelos” se movimentavam à vela, a remos ou a reboque do rebocador PEJÃO e anos mais tarde do FOJO, ex MERCÚRIO 2º, carvão esse destinado a ser consumido pelos fornos da fábrica da Secil, do Outão.

O SECIL demanda a barra do Douro debaixo de mar / autor desconhecido /.

Os sacos de cimento eram descarregados aos ombros de homens e o carvão era embarcado em cestos de vime à cabeça de homens e mulheres. O local de descarga do cimento era realizado, primitivamente na referida lingueta do Bicalho, mais tarde passou para o cais da Estiva, lugar do Terreiro, e no inicio da década de 60 foi transferido para o então recém construído cais privativo da Secil, situado junto das suas instalações, na encosta da Arrábida.    
SECIL – imo 5317082/ 47m/427tb, foi construído pelo estaleiro Holandês De Haan & Oerlemans, Heusden, em 11/02/1938 por encomenda da Secil-Companhia Geral de Cal e Cimento, Setúbal, tendo sido registado na capitania do porto de Setúbal a 09/05/1938. O novo navio do tipo Holandês "Schuyter" veio substituir o antigo vapor SECIL, 53m/573tb, construído em 1908 pelo estaleiro Eiderwerft, A.G., Tonning, para um armador Norueguês e adquirido em 1934 pela companhia cimenteira, que o vendeu em 1938 a Vieira & Labrincha, passando a ser o LAVI, tendo naufragado no mar do Açores sob temporal desfeito em 09/12/1938.
Na década de 50, o SECIL, quando em viagem do rio Douro para o Outão, Setúbal, levando um carregamento de carvão em pó, encalhou na costa de Peniche, devido a nevoeiro cerrado. Após várias tentativas, foi posto a flutuar pelos caça-minas NRP FAIAL e NRP TERCEIRA, que navegavam nas imediações, tendo seguido para o porto de Lisboa, onde entrou em doca seca, a fim de ser reparado dos danos sofridos. O salvadego português D. LUIS da A.G.P.L., de Lisboa, que acorrera ao local, não chegou a intervir. O SECIL foi vendido em Maio de 1967 ao armador Vieira & Pita, Lda., Faro, a fim de preencher o lugar deixado pelo navio-motor PONTA DE SAGRES, naufragado na costa de Marrocos em 02/01/1967, passando a chamar-se DAVID NUNES, o qual deixou de constar dos registos do Lloyd+s Regitsr of Shipping no ano de 1988.
Também na década de 50, o SECIL quando demandava a barra do Douro sob nevoeiro cochado conduzido pelo piloto Aristides Pereira Ramalheira, foi encalhar num banco de areia, diante do cais do Marégrafo, ao sul, no lugar das Serrazinas, safando-se mais tarde no pico da maré.


 
O DAVID NUNES ex SECIL demanda a barra do Douro em 20/11(1977 / Rui Amaro /.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Imprensa diária, Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

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4 comentários:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Rui Amaro

O “David Nunes” após a venda pela Secil à firma Vieira e Pita de Faro e ter servido este armador entre 1968-88, especialmente no tráfego com Marrocos, foi retirado do serviço em 1988, encalhado em seguida num banco de areia no porto de Faro até 1998,em parcearia com o "Luso Tagus", sendo nesse ano desmantelado e vendido como sucata para Espanha.

Saudações Marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Rui Amaro disse...

Amigo Luis Filipe Morazzo
Imensamente grato pela informação explicita sobre os fins do SECIL(2) e como tal fica completa a minha postagem sobre tão útil navio costeiro sobretudo para a construção civil.
Abraço
Saudações maritimo-entusiasticas
Rui Amaro

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

LFM,

Não estarás a fazer confusão com o NAVEIRO que terá esse sim acabado em Faro?
O DAVID NUNES foi retirado dos erviço creio que em 1974 e esteve muito tempo imobilizado na Doca de Santo Amaro, em Lisboa.

Luis Filipe Morazzo disse...

Perante a chamada de atenção do Luis Miguel a quem desde já agradeço, ao chegar a casa fui de imediato consultar os meus anais, e de facto, o seu a seu dono, o navio que realmente foi desmantelado em Faro, em 1998, é o “Naveiro”, do qual até tenho algumas fotos tiradas por mim naquela altura, e não o “David Nunes”, por engano mencionado.
Quero pedir desculpas ao amigo Rui Amaro, a intenção foi a melhor, mas de facto a minha Base de Dados, para ambos os navios, apresentava o mesmo final.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo