quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 195

O NAVIO-MOTOR ALEMÃO "GAUSS" DESVIOU-SE DA SUA ROTA PARA SOCORRER UM BARCO FANÉQUEIRO DO CENTRO PISCATÓRIO DA AFURADA EM DIFICULDADES NAS 45 BRAÇAS, REBOCANDO-O ATÉ À BARRA DO DOURO

 GAUSS / autor desconhecido /.

A 15/10/1936, pelas 10h30, ao mar de Espinho, nas 45 braças encontrava-se em dificuldades, com a verga da vela partida, um barco fanéqueiro pertencente ao centro piscatório da Afurada, sob forte nortada, que o impossibilitava de navegar para norte. Felizmente navegava nas imediações, de rumo ao porto de Bremen, caturrando contra a vaga, o navio-motor Alemão GAUSS, que avistando aquele barco de pesca, no qual se encontravam seis homens, com pendão ao alto, sinal de pedido de socorro, desviou-se do seu rumo e foi ao encontro daquela embarcação, conduzindo-a a reboque até à porta da barra do Douro, após o que retomou a sua navegação para norte, tendo o batel fanéqueiro entrado a barra e rumando à força de remos para a Afurada.
Como se sabe o GAUSS encalhara a 11/05/1932 à entrada da barra do Douro, e desse triste acidente naufragaram os salva-vidas locais PORTO e CARVALHO ARAÚJO, quando abenegadamente tentavam resgatar os seus camaradas daquele navio mercante, em que de 17 corajosos heróis do mar se perderam 6 valiosas vidas.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: