terça-feira, 6 de setembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 194

O PILOTO ABANDONA A PONTE DE COMANDO DO VAPOR NORUEGUÊS "DOURO" POR MOTIVO DE DESOBEDIÊNCIA DO SEU CAPITÃO QUE ORIGINA UM PERCALÇO QUANDO DE SAÍDA RUMAVA Á BARRA
O vapor DOURO saindo da barra do Douro em 01/10/1929 / Foto de A. Teixeira da Costa /.

A 14/10/1936, pelas 18h00, quando o vapor Norueguês DOURO descia o rio, de rumo à barra, já perto da penedia das Lobeiras de Sobreiras, o piloto-mor Francisco Rodrigues Brandão recebeu instruções do capitão do porto, no sentido de negar a saída daquele vapor. De imediato, foi içada no mastro dos pilotos a bandeira da letra “N” e a lancha P4 foi ao seu encontro, a fim de avisar o piloto do que se estava a passar.
O piloto Júlio Pinto de Carvalho transmitiu ao capitão as instruções recebidas e ordenou para largar o ferro de bombordo no sentido de desandar o vapor, a fim de regressar ao ancoradouro. Dado que o capitão desobedeceu às suas ordens, aquele piloto abandonou a ponte do comando, não sem que lhe fizesse ver das consequências que viria a sofrer. Entretanto o DOURO sob a direcção do seu capitão dirigiu-se para a barra e perto da Meia Laranja, indo fora do canal, guinou a estibordo e largou os dois ferros para não embater no enrocamento do cais. Em face da situação o piloto retomou o comando e manobrando proa acima, regressou ao ancoradouro do lugar da Arrozeira, onde ficou amarrado. Resolvido o problema com a autoridade marítima, o DOURO deixou a barra no dia seguinte, sob a direcção do piloto José Fernandes Amaro Júnior.
DOURO - 65m/928tb, entregue a 08/1921 pelo estaleiro A/S Jarlso Vaerft, Tonsberg, como PEIK, ao armador Hans H. Torgersen & Co. A/S. Tonsberg, 1923 DOURO, E. B. Aaby’s Rederi A/S. (Standard Line), Oslo, passando a ser um visitante regular dos portos Portugueses, particularmente o Douro/Leixões., onde era conhecido, juntamente com outras unidades do seu armador, pelos “marca A”, e vinha consignado, conforme os tráfegos a que estava afecto, aos agentes de navegação Kendall, Pinto Basto & Ca, Lda., J. Pinto de Vasconcelos, Lda, e ao Garland, Laidley & Co., Ltd., da praça do Porto,
A 07/05/1942 largara de Reykjavik com destino a Hull, transportando peixe congelado e a 9 foi atacado por um avião bombardeiro da "Luftwaffe" nas coordenadas 60.41N 12.58W, tendo sido atingido a meia-nau por 4 bombas, por trás da chaminé, que o fez alquebrar e afundar-se em dois minutos. Como os botes salva-vidas foram destruídos, a tripulação não atingida saltou para a água, conseguindo subir para duas jangadas. Durante a tarde foram localizados por uma aeronave da "RAF", que lhes comunicou que o auxílio viria rápido. Algumas horas depois foram recolhidos pelo vapor de pesca Islandês GYLLIR, que os levou para Reykjavik, onde 2 dos 11 tripulantes salvos encontravam-se feridos, pelo que receberam tratamento hospitalar. No naufrágio pereceram 10 homens, incluindo o capitão.

 O vapor DOURO do pós-guerra no porto de Leixões na década 50 /(c) Foto Mar, Leixões /.

No pós-guerra, vários navios foram construídos para compensar as perdas durante a guerra, entre os quais se contava o vapor DOURO, 72m/1.150tb, lançado ao mar em 1948 pelo estaleiro James Lamont & Co., Greenock., passando a escalar Leixões, fretado à Union Maritime Industrielle, Rouen. Em 1957 foi vendido à Navegação Savónia, Rio de Janeiro, tomando o nome de CERES, sendo seu 1º engenheiro de máquinas, Joaquim Vilela, natural da Foz do Douro e tio do autor do blogue.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; War Sailors-com; Miramar Ship Index.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: