domingo, 27 de fevereiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 154

UMA FORÇA NAVAL DE QUATRO VASOS DE GUERRA PORTUGUESES DEMANDA O RIO DOURO


A força naval amarrada entre os lugares de Massarelos e do Bicalho, mostrando-se da esquerda para a direita as seguintes unidades: NRP GONÇALO VELHO, NRP TAMEGA, NRP CARVALHO ARAÚJO, NRP LIMA e NRP ZAIRE. A primeira embarcação à esquerda é o Lorde Inglês SAINT GEORGE, do Royal Thames Yacht Club, que se encontrava de visita à cidade do Porto / foto de autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /.


A 14/06/1934, pelas 10h00, entrou a barra do Douro uma força naval de quatro vasos de guerra Portugueses, composta pelo NRP GONÇALO VELHO, aviso de 2ª classe, pilotado pelo cabo-piloto Alexandre Cardoso Meireles; NRP LIMA, contratorpedeiro, cabo-piloto António da Silva Pereira; NRP TAMEGA, contratorpedeiro, piloto João Pinto de Carvalho e o NRP CARVALHO DE ARAÚJO, aviso de 2ª classe, piloto Manuel de Oliveira Alegre, amarrando no lugar de Massarelos por vante da canhoneira NRP ZAIRE, da fiscalização das pescas, que já ali se encontrava, no seu ancoradouro habitual. Nestes tempos competia aos cabos-pilotos conduzir as manobras das unidades navais.

O NRP LIMA passara a barra do Douro pela sua primeira vez.

Aquela flotilha deslocou-se ao porto do Douro para prestar honras ao Chefe de Estado General Óscar Fragoso Carmona, que veio ao Porto acompanhado dos ministros da Marinha, da Guerra, das Colónias, do Interior, da Justiça e da Instrução, e também vieram muitos oficiais das forças armadas e a banda da Armada, a fim de inaugurar a Exposição Colonial, instalada na nave e jardins do Palácio de Cristal, cuja abertura ao público foi a 16 de Junho e encerrada a 15 de Setembro.

A 19 de Junho, conduzidas pelos mesmos práticos, aquelas unidades navais zarparam do rio Douro de rumo ao porto de Viana do Castelo, em visita oficial.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior

(continua)

Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.





2 comentários:

Anónimo disse...

Continua grande, muito grande mesmo, a qualidade deste blogue. Felicito o seu proprietário.


Nuno Matos

Rui Amaro disse...

Caro Nuno Matos
Grato pelo seu elogioso comentário.
Pois não deixarei de continuar com novas e inéditas postagens, até porque material não me falta.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro