sábado, 12 de fevereiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 150


O VAPOR PORTUGUÊS "CORTE REAL" DEMANDOU A BARRA DO DOURO NA SUA VIAGEM INAUGURAL



A 30/04/1934, pelas 13h00, o vapor Português CORTE REAL demandou o rio Douro pela primeira vez, indo amarrar no lugar do Quadro da Alfandega, conduzido pelo piloto Mário Francisco da Madalena. Aquela nova unidade da Marinha Mercante Nacional, agenciada na cidade do Porto pela firma David José de Pinho & Filhos, Lda, pertencia à Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, vindo suprir a falta do malogrado vapor ANGRA naufragado no lugar de Lavadores, junto à praia do Cabedelo da barra do Douro, em 27/12/1933.

O CORTE REAL, 90m/2.044tb, fora construído e entregue em 06/1922 pelos estaleiros Holandeses A. Vuijk & Zonen em Capelle a/d Ysel, tomando o nome de PEURSEN, para o armador Holandês Stoomvaart Mij. Amesterdão, tendo sido registado a 03/04/1934 na capitania do porto de Ponta Delgada.

A 12/04/1941, pelas 16h45, aquele vapor de nacionalidade neutral, que navegava capitaneado pelo Cdt. José Narciso Marques Júnior, a cerca de oitenta milhas, na latitude do porto de Lisboa, em viagem deste último porto com escala pelo porto de Leixões e de rumo aos portos do Funchal, Ponta Delgada e Nova Iorque com carga diversa, foi torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-83 do comando do Kapt. Leut. Hans Werner Kraus, tendo sido salva toda a sua tripulação num dos dois salva-vidas e no escaler de bordo, que foram rebocados pelo submarino cerca de 20mn, tendo então os náufragos remado para a costa, até que foram encontrados pelo cahique de pesca A DEUS, da Fuzeta, cujo mestre se prontificou a rebocar a balieira e o escaler para Cascais, contudo uma lancha da Corporação de Pilotos do Tejo, foi ao seu encontro, tendo trazido a reboque o cahique e as duas embarcações para Cascais, e de seguida subiu o Tejo, tendo desembarcado todos os náufragos em Lisboa a 14/10/1941.

http://en.wikipedia.org/wiki/German_submarine_U-83_(1940)

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Lloyd's Register of Shipping; A. A. de Moraes.

Imagem: autor desconhecido - Colecção F. Cabral, Porto

(continua)

Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: