sábado, 29 de janeiro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 146

O LORDE A MOTOR ALEMÃO "DEUTSCHLAND" VISITA O PORTO DE LEIXÕES E RIO DOURO


O DEUTSCHLAND sobe o rio Douro acompanhado pela lancha de pilotos P7 / Imprensa diária /.


A 09/04/1934, pelas 02h00, entrou no porto de Leixões o "lorde" armando em cúter de recreio de motor auxiliat Alemão DEUTSCHLAND, piloto José Fernandes Amaro Júnior, procedente dos portos de Southampton e Brest, conduzindo entre tripulantes e excursionistas sete pessoas, que pretendiam dar a volta ao mundo naquela pequena embarcação, contudo às 11h00 deixou o porto de Leixões e demandou a barra do Douro, piloto Francisco Soares de Melo, amarrando no lugar do cais do Bicalho e em sinal de sentimento pelos pescadores vitimados no naufrágio da traineira da parelha LAURINDA na restinga do Cabedelo, permaneceu com a bandeira imperial Alemã a meia-adriça, durante a sua estadia no rio Douro, após aquela grande tragédia. A 20 saiu a barra a reboque do LUSITÂNIA, piloto António Duarte, rumando ao porto de Barcelona.

Fonte: José Fernandes Amaro Junior

(continua)

Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: