A 30/10/1932, em viagem para Liverpool, o paquete Inglês HOLBEIN, que a 16/08 perdera a amarra de bombordo quando manobrava para abandonar o porto, em rota para o Brasil e Rio da Prata, escalou de novo o porto de Leixões, entrando às 07h00, piloto Júlio Pinto de Almeida, fundeando a meio da bacia a dois ferros, a fim de desembarcar e embarcar passageiros, e realizar operações comerciais.
Entretanto, com a colaboração e experiência dos pilotos Alfredo Pereira Franco, Manuel Pinto da Costa, José Fernandes Amaro Júnior, Bento da Costa, António Duarte e o piloto de serviço a bordo do paquete, além da tripulação da lancha P1, orientados pelo sota-piloto-mor António Joaquim de Matos e o cabo-piloto Paulino Pereira da Silva Soares, foi a corrente e o ferro, perdidos na viagem anterior, rocegados e, finalmente recuperados após várias tentativas, colocado a bordo do paquete. Para além das taxas de serviço de resgate daquele material, os agentes Garland, Laidley & Co. Ltd, gratificaram de forma voluntária cada elemento dos pilotos em 80$00.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Photoship Co., UK.
(continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário