quarta-feira, 9 de junho de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 69


O REBOCADOR “JUPITER” SAI A BARRA DO DOURO PELA ÚLTIMA VEZ





A 25/04/1931, pelas 10h55, conduzido pelo piloto João António da Fonseca, saiu a barra do Douro o rebocador JUPITER, arvorando a bandeira tricolor de França, com destino ao porto Senegalês de Dakar para onde foi vendido.

Aquele rebocador era o antigo JUPITER que prestou variados e bons serviços, sobretudo na costa e portos do Norte, em especial no rio Douro e porto de Leixões, capitaneado pelo mestre Francisco António Rosa, “O Salvaterra”, que timonando esse mesmo rebocador, envidou várias e arriscadas tentativas de aproximação ao vapor Alemão DEISTER, naufragado no cabeço da barra do Douro a 03/02/1929, a fim de resgatar os 24 tripulantes e o piloto da barra Jacinto José Pinto, que infelizmente todos eles acabaram por perder a vida no meio de enormes vagalhões e sob temporal desfeito, após cerca de seis horas de luta titânica contra uma morte certa.

O JUPITER juntamente com o MARS 2º, do mesmo armador, prestavam assistência aos vapores consignados à agência marítima Garland, Laidley & Co., Ltd., nomeadamente aos paquetes da Booth Line e da Lamport & Holt Line, de Liverpool, e ainda aos de outras agências.

JUPITER – 30m/116tb/450hp; 1915 entregue por Constants Kievits & C0.,Ltd., Dordrecht, como FOREMOST a interesses Ingleses; 19— JUPITER, Empresa de Transportes Fluviais e Maritimos, Lda., gestores Garland, Laidley & Co., Ltd, Porto; 04/1931 JUPITER, Sté des Messageries Africaines du Senegal. Dakar: 1945 rasto ainda não encontrado.

Fonte: Joaé Fernandes Amaro Júnior, Lloyd’s Register of Shipping; Foto Colecção F. Cabral

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: