quarta-feira, 5 de maio de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 60


O VAPOR PORTUGUÊS “SAN MIGUEL” NO RIO DOURO NA SUA VIAGEM INAUGURAL



O SAN MIGUEL entranso na doca nº 2 do porto de Leixões em 17/10/1965 - Rui Amaro


A 24/02/1931, pelas 17h30, entrou a barra do Douro, em 18 pés de calado de água, o moderno vapor Português SAN MIGUEL, 92,65m/2.177tb/11-13 nós, que efectuava a sua viagem inaugural, tendo sido amarrado no lugar de Oeste da Cábrea. A entrada foi orientada pelo piloto Eurico Pereira Franco e no primeiro dia de Abril saiu a barra sob a direcção do piloto José Jeremias dos Santos com destino aos Açores com escala pelo porto de Lisboa.

Aquela esplêndida unidade mercante foi entregue em 02/1931 pelos estaleiros Swan, Hunter & Wigham Richardson, Sunderland, à Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, representada na cidade do Porto pela firma David, José de Pinho & Fos., Lda, que o destinou à linha dos Açores/Norte da Europa/Continente/Açores. No dealbar da segunda guerra mundial passou a operar na nova linha da costa Leste do EUA, nomeadamente para os portos de Nova Iorque e Filadélfia, escalando o Funchal e os principais portos Açoreanos, e após o fim da guerra e a entrada de quatro novas unidades para o seu armador e para aquela linha, que foram o RIBEIRA GRANDE, MONTE BRASIL, HORTA e VILA DO PORTO, retomou o serviço do Norte da Europa, terminando os seus dias no tráfego Continente/Madeira/Açores. Em Junho de 1968 foi vendido a sucateiros Espanhóis do porto de Ferrol.

Fonres: José Fernandes Amaro Júnior e Carregadores Açoreanos e a sua frota (A.A. de Moraes).

(continua)

Rui Amaro

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