segunda-feira, 8 de março de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 54


PILOTOS DE PREVENÇÃO A BORDO DE VAPORES ANCORADOS NA BACIA DO PORTO DE LEIXÕES DEVIDO AO MAU TEMPO



SIGNE carregando carvão em qualquer porto de Gales / Copyright - cortesia Danish Maritim Museum, Elsinore /.


A 02/01/1931, pelas 16h00, estando a soprar bastante vento de Sudoeste e grande maresia, foram requisitados para o porto de Leixões nove pilotos da estação da barra do Douro, Cantareira, a fim de irem ficar de prevenção a bordo dos seguintes vapores ancorados na Bacia: Ingleses CRESSADO, piloto Joel da Cunha Monteiro e OTTINGE, piloto Francisco Piedade; Dinamarqueses SIGNE, piloto Hermínio Gonçalves dos Reis e J. N. OLHSAM, piloto Júlio Pinto de Carvalho; Portugueses SHELL 15, piloto Aires Pereira Franco; SANTA IRENE, piloto Francisco Soares de Melo e o vapor pescador ALBERTOS, piloto José Fernandes Amaro Júnior; Norueguês SANTA CRUZ, piloto Eurico Pereira Franco e o Espanhol MARQUÊS DEL TURIA, piloto António Gonçalves dos Reis.

Os pilotos agregados à estação de Leça da Palmeira foram para bordo dos seguintes vapores, também ancorados na Bacia: Português MARIA AMÉLIA, piloto Júlio Pinto de Almeida; BENGUELA, piloto José Pinto Ribeiro; MALANGE, piloto Manuel Pinto da Costa; Inglês RUCKINGE, piloto Alfredo Pereira Franco. O Inglês PROCRIS e o Norueguês TEJO permaneceram na Bacia sem piloto embarcado.

Ao largo da costa avistavam-se os vapores Alemães ARION e TENERIFE, tendo chegado mais tarde o Alemão VESTA e o Norueguês BLANES. Os Alemães HERMES e OLDENBURG suspenderam e seguiram rumo do Sul para o porto de Lisboa, por instruções recebidas dos seus armadores. Dezanove daqueles vapores aguardavam melhoria de mar para entrarem na barra do Douro.

SIGNE – 76m/1.191tb/9nós; 05/1919 entregue por KJOBNJAVNS Flydedok, Copenhaga, para A/S D/S Torm (Torm Lines), Copenhaga; 1939 VOLTA, Merluzzo Italiano SA, Genova; 22/03/1943 Atacado e bombardeado por aeronave Aliada em Palermo, Sicilia.

Fonte: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: