domingo, 7 de março de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 53



A TRAINEIRA ESPANHOLA “CONCEPCION” EM APUROS NA BARRA DO DOURO



A 13/12/1930, pelas 00h30, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, que se encontrava de serviço, vinte e quatro horas, à estação de pilotos da Cantareira, quando já estava deitado, foi despertado pelos silvos aflitivos da sirene de qualquer embarcação em apuros, para os lados do cais do Relógio (Pilotos). De imediato, dirigiu-se para o local e deparou com uma traineira encalhada sobre a penedia da Eira, que tentava a todo custo safar-se.
Juntamente, com o contramestre da Corporação de Pilotos, João Piedade, meteu-se na caíque dos pilotos e à ginga dirigiram-se para a traineira, que era a Espanhola CONCEPCIÓN da praça de Vigo e fora apresada há alguns dias pela canhoneira NRP ZAIRE, quando fainava em águas territoriais portuguesas.
O mestre exibiu àquele piloto o documento relativo ao desembaraço da traineira, além do documento comprovativo do pagamento da multa aplicada pelo tribunal marítimo. De qualquer maneira, a Capitania foi desde logo alertada sobre a ocorrência.
Segundo o mestre informou, o encalhe deu-se devido a confusão com a bóia dos Arribadouros. Entretanto, parte da companha desembarcou. Às 05h30 a traineira desencalhou pelos seus próprios meios, recolheu os elementos da companha, que tinham vindo para terra e como estava dispensada de meter prático seguiu barra do Douro abaixo conduzida pelo seu mestre, rumando ao seu porto de armamento.
Fonte e desenho:: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

1 comentário:

Jacinto Neves disse...

Grandes Homens do Mar, os Pilotos das Barras e os mestres das lanchas dos Pilotos.
Subir a bordo de navios não é para todos e atracar as embarcações para os Pilotos subirem tambem não é para todos, são profissões de alto risco e por muitas vezes amargas.