domingo, 31 de janeiro de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 48

O PAQUETE ALEMÃO “GENERAL ARTIGAS” ESCALA O PORTO DE LEIXÕES NA SUA PRIMEIRA VIAGEM AO BRASIL E RIO DA PRATA

GENERAL ARTIGAS


A 05.05.1930, pelas 14h00, demandou pela primeira vez o porto de Leixões, piloto Manuel Pinto da Costa, fundeando a dois ferros ao Sul, o paquete Alemão GENERAL ARTIGAS da Hamburg Amerika Linie, Hamburgo, representada pela firma W. Stuve & Cia. Procedia dos portos de Hamburgo e Vigo e escalas, e depois de meter alguma carga e embarcar passageiros, saiu ao fim da tarde, conduzido pelo piloto Júlio Pinto de Almeida, com destino aos principais portos do Brasil e Rio da Prata com escala pelos portos de Lisboa e Las Palmas.


WESTPHALIA


GENERAL ARTIGAS


GENERAL ARTIGAS – 150m/11,343tb/13 nós/ 802 passageiros; 19.01.1923 entregue pelo estaleiro Howaldstwerke, Kiel, como WESTPHALIA para o armador Hamburg Amerika Linie – HAPAG, Hamburgo, embora tivesse siso encomendado para receber o nome de AMMERLAND, e foi colocado na linha de Hamburgo/Nova Iorque; 21.05.1923 largou de Hamburgo para Nova Iorque na sua viagem inaugural; 1929 WESTPHALIA, transferido para a linha da América do Sul, costa Leste, tendo alterado o nome para GENERAL ARTIGAS; 01/05/1930 realiza a sua primeira viagem ao Brasil e Rio da Prata, saindo de Hamburgo para Bremen, Boulogne-Sur-Mer, Dover, Southampton, Corunha, Villagarcia, Vigo, Leixões, Lisboa, Funchal, Las Palmas, Pernambuco, Baía, Rio de Janeiro, Santos, São Francisco do Sul, Rio Grande do Sul, Montevideo e Buenos Aires; 1933 Iniciavam-se as mudanças políticas na Alemanha, que levariam à Segunda Guerra Mundial e a navegação comercial, que gerava grande percentagem de divisas à Alemanha, era controlada por um típico cartel. Era o que sucedia com as três importantes companhias Alemãs da linha da América do Sul, Hamburg Amerika Linie, Nortdeutscher Lloyd e Hamburg Sud; 1934 aquelas três companhias, de comum acordo e sob orientação sindical, reestruturaram os seus serviços através de um relançamento radical das respectivas frotas e assim a Hamburg Sud (Hamburg Sudamerikanische Dampfs. Ges., ou Comapanhia Hamburguesa, como era identificada em Portugal) como detentora da linha da América do Sul recebeu, a titulo de afretamento em 08.11.1934, juntamente com outros navios das suas duas concorrentes, o GENERAL ARTIGAS, contudo em 30/06/1936 foi adquirido, em definitivo, pela Hamburg Sud; 1939 com o início da guerra é retirado do serviço comercial; 10/04/1940 é colocado como unidade naval da “Kriegsmarine” em Kiel, como caserna para acomodação e apoio às tripulações da arma submarina do “Reich”; 25.07.1943 quando se encontrava no Kuhwarder hafen, Hamburgo, devido a um “raid” da Royal Air Force, foi atacado e atingido, tendo sido pasto das chamas pelo que sofreu graves danos e afundou-se; 1946 foi posto a flutuar e mais tarde desmantelado.

Navio gémeo: GENERAL SAN MARTIN, ex THURINGIA.


Fontes: José Fernandes Amaro Junior, Ships List, HAPAG, Hamburg Sud, Miramar Ship Index.

Imagens: Postais dos armadores HAPAG e HAMBURG SUD - colecção Rui Amaro

(Continua)

Rui Amaro

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