quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 32


NA SUA VIAGEM INAUGUARAL O VAPOR ALEMÃO “RABAT” SOFRE UM INCIDENTE Á ENTRADA DA BARRA DO DOURO




A 21/01/1930, pelas 17h30, demandou a barra do Douro, na sua viagem inaugural, o vapor Alemão RABAT, 91m/2.719tb, nova e excelente unidade do armador OPDR (Companhia Oldenburg Portuguesa), Hamburgo, de cujo porto procedia com carga diversa.

Pouco tempo após a passagem pela bóia da barra e já diante do cais Velho, apesar do seu bom governo e máquina, sofreu uma estocada das águas de cima, que o obrigou a ir de guinada para bombordo, pelo que o piloto Eurico Pereira Franco, imediatamente ordenou leme a estibordo e mais força na máquina, a fim de ganhar governo e não obedecendo à manobra, mandou largar o ferro de estibordo e máquina toda força à ré. Passado o perigo, virou o ferro e seguiu rio acima, sem mais percalços, até dar fundo no lugar de Oeste da Cábrea, a dois ferros com ancorote dos pilotos pela popa e cabos passados para terra. O “RABAT” vinha agenciado à firma Burmester & Cia. Lda.

O RABAT e o CEUTA, seu gémeo, foram empregues no tráfego de Hamburgo, Bremen, Roterdão e Anvers para Portugal, Espanha, Marrocos e Canárias.

Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Oldenburg Portugiesische Dampfschiffs Rhederei – Reinhart Schmelzkopf e Miramar Ship Index.

Foto de autor desconhecido.

(Continua)

Rui Amaro

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