quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ÃSUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 14


COMPRA DE DUAS CATRAIAS DAS AMARRAÇÕES OBSOLETAS

Imagem da grande cheia do rio Douro de 1909, vendo-se várias catraias das amarrações dos Pilotos abrigadas da cheia na Rua do Passeio Alegre, Cantareira. No ângulo da coluna branca vislumbra-se a Travessa da Senhora da Lapa e também à direita o edificio que foi a segunda estação sede dos Pilotos e à esquerda aquela que foi a terceira e última estação sede na Foz do Douro, hoje encerrada e de posse da APDL. /(c) imagem de autor desconhecido).

A 10/03/1929, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, comprou à Corporação dos Pilotos da Barra do Douro e Porto Artificial de Leixões a catraia nº 18 pela quantia de 250$00 e no dia 14/06 comprou a catraia nº 6 pela quantia de 220$00. Aquele piloto da barra adquiriu aquelas duas embarcações das amarrações, bastante antigas e que se tornaram obsoletas, a fim da madeira aproveitada ser utilizada como lenha para o fogão de cozinha de sua casa.

Usualmente aquele tipo de embarcação dos pilotos eram contruidas pelos estaleiros artesanais da praia de Vila Chã, Vila do Conde.

(Continua)

Rui Amaro

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