domingo, 6 de maio de 2012

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 223


O NAVIO-MOTOR PORTUGUÊS "AFRICA OCIDENTAL" NA BARRA DO DOURO
 


 A 06/04/1939, procedente de Anvers, entrava na barra do Douro pela sua primeira vez, o navio-motor Português AFRICA OCIDENTAL, então recentemente construído e empregue no tráfego do Norte da Europa alternado com o de Cabo Verde e Guiné, transportando carga geral, na sua maioria ferro, conduzido pelo piloto Herminio Gonçalves Reis, que o foi amarrar no lugar do cais do Monchique, local usual de amarração dos navios da Sociedade Geral.
AFRICA OCIDENTAL – imo 5004063/ 71,3m/ 1.265,9m/ 11 nós; 13/01/1939 entregue pela Companhia União Fabril (estaleiro da Rocha - AGPL), Lisboa, à Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes, Lisboa, para o seu tráfego de Cabo Verde e Guiné. Alguns anos mais tarde foi transferido para o tráfego "tramping" e o de Norte da Europa; 1971 ZOE, G. Notaras & Co., Pireu; 17/02/1979 chegava a Gadani Beach para demolição.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index.
Imagem: autor desconhecido.

 ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: