quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 211


NA BARRA DO DOURO NAUFRAGOU A TRAINEIRA "SANTA LUZIA 2ª"

A 12/12/1938, quando demandava a barra do Douro naufragou a traineira SANTA LUZIA 2ª, tendo sido salva toda a sua companha.
A traineira que pairava por fora da rebentação, aproveitando um liso oportuno fez-se à barra. O mar estava bastante agitado, e todas as manobras tinham de obedecer a uma grande prudência.
Quando a SANTA LUZIA 2ª começou a envazar numa vaga mais violenta partiu-se-lhe um gualdrope do leme, e como tal ficou sem governo, pelo que se apoderou da tripulação um enormissimo pavor, e a traineira começou a silvar estridentemente pedindo socorro, que fez afluir aos cais próximos grande número de pessoas, que também começaram a apelar por auxilio. Na Cantareira o salva-vidas VISCONDE DE LANÇADA foi de imediato lançado à água e seguiu ao encontro do naufrágio, que conseguiu a breve trecho aproximar-se da SANTA LUZIA 2ª, que entretanto encalhara no enrocamento do cais Velho, mais propriamente sobre as pedras da Forcada. Alguns tripulantes já tinham saltado de bordo para aquele cais, sendo auxiliado por populares, numa acção deveras abenegada e meritória.
O salva-vidas que correu sério risco recolheu a maioria da tripulação, conduzindo-a depois para terra. Outros camaradas em número de seis, que tinham saltado para a chalandra de bordo, foram levados para o centro piscatório da Afurada pela traineira PRAZERES 2º, que acabara de entrar a barra. A traineira naufragada acabou por se afundar.
Foram dignos dos maiores louvores a companha do salva-vidas da Foz do Douro, o VISCONDE DE LANÇADA, pelo arrojo e abnegação demonstrado. Faziam parte da companha os seguintes elementos: Estevão Luis Gonçalves, seu patrão, José Bilé, Jaime Duarte Lima, Fernando Matos Freitas, João Luis Gonçalves, António Sousa Lopes, António Maria da Fonseca, Francisco Patinha, Aires Patinha, António Lopes e António Bandeira.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

1 comentário:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Rui Amaro

Desejos sinceros para que essa sua praça das máquinas, depois de muitas milhas navegadas, após os fabricos a que está agora a ser alvo, fique pelo menos igual à do "Oasis Of The Seas", pronta para enfrentar qualquer estado de mar.

Volte depressa, melhoras rápidas
Amigo

Luis Filipe Morazzo