quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 191

OS CINCO CONTRA-TORPEDEIROS DA CLASSE "NRP VOUGA" DEMANDARAM A BARRA DO DOURO
 
O NRP DOURO com os caracteres identificadores que usou antes da entrada de Portugal para a OTAN / Imprensa diária /.

Os cinco contra-torpedeiros da classe NRP VOUGA amarrados de braço dado em Massarelos

A 23/06/1936, pelas 15h00, vindos do Tejo, demandaram a barra do Douro os contra-torpedeiros NRP 's LIMA, DOURO, VOUGA, TEJO e DÃO, popularmente conhecidos pelos "Galgos do Mar", que vieream de visita por ocasião das festas da cidade, o São João do Porto, e para a cerimónia de entrega da bandeira nacional oferecida por uma comissão de senhoras desta cidade ao NRP DOURO, marcando presença naquela cerimónia o ministro da Marinha.
Acontecimento pouco vulgar, tanto no histórico da flotilha de contra-torpedeiros da classe NRP VOUGA, como no porto comercial do Douro, em que toda a flotilha constituída pelos cinco contra-torpedeiros estiveram surtos no rio Douro. De inicio aquelas unidades navais de cerca de 100m ff , estiveram amarrados em fila indiana, mas a 24, dia de São João do Porto, foram posicionados de braço dado, para que se realizasse um baile promovido pela dita comissão de senhoras. A 01/07 cruzaram a barra com destino ao porto de Setúbal, após terem sido franqueados a um enorme número de visitantes durante a sua permanência no quadro dos navios de guerra, em Massarelos.
Segundo relato da Revista da Armada num dos seus números, sobre esta classe de navios, foi esta a única ocasião em que toda a flotilha se encontrou reunida fora das instalações da Base Naval de Lisboa, e em que cidade do Porto teve o maior número de navios de guerra, particularmente de algum porte ancorados no seu porto.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.


Sem comentários: