terça-feira, 13 de julho de 2010

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 80

O NAVIO-MOTOR NORUEGUÊS “BELNOR” DESCARREGOU CARRUAGENS PARA A COMPANHIA DOS CAMINHOS DE FERRO DO NORTE


BELNOR / Autor desconhecido (c) Photoship Co., UK /.


A 18/09/1931, pelas 12h00, atracou ao cais do molhe Sul o navio-motor Norueguês BELNOR, especializado no transporte de volumes pesados, tais como locomotivas, carruagens, barcaças, sendo seu agente na cidade do Porto, a firma Wall, Westray & Co. Ltd, a fim de descarregar dezoito carruagens destinadas à Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte. A entrada foi dirigida pelo piloto Alfredo Pereira Franco e a saída pelo seu colega Manuel Pinto da Costa



LISE / (c) cortesia Danish Marime Museum, Elsinore /.



O BELNOR descarrega vagões no porto de Leixões, cais do molhe Sul, em 18/09/1931 /(c) imagem Espólio Fotográfico APDL /


Durante o período das hostilidades aquele vapor, assim como o seu gémeo BELRAY fizeram parte de vários comboios navais e, entre outro material, transportou lanchas de desembarque e veículos militares embarcados em bases navais Britânicas e destinadas a vários portos mediterrânicos do norte de África e no retorno carregava minério.

Fontes; José Fernandes Amaro Júnior; Sjohistorie.NO; Photoship Co., UK.

(continua)

Rui Amaro

Sem comentários: