O
PRIMEIRO NAVIO DE BANDEIRA INGLESA A DEMANDAR O RIO DOURO NO PÓS GUERRA 1939/45
FOI O “SPRINGWOOD”
A 27/03/1946, pelas 10h00, demandou a barra do Douro pela primeira
vez, o navio-motor Inglês SPRINGWOOD procedente de Midlesborough com carga
diversa, ao serviço do armador Joseph Constantine Steamship Line Co., Ltd.,
Midlesborough, agenciado na praça do Porto pela firma E.A.Moreira & Ca.
Lda. O piloto José Fernandes Amaro Júnior, que conduziu a manobra, foi amarrar
aquele navio, que vinha em 16
pés de calado,
no lugar do Oeste da Cábrea a dois ferros, cabos estabelecidos para terra e
ancorote dos pilotos pelo sudoeste.
Nada de importante mereceria qualquer referência, se o SPRINGWOOD
não tivesse sido o primeiro navio de nacionalidade Inglesa a escalar o rio
Douro, após o conflito mundial, o que foi motivo de grande regozijo para as
populações ribeirinhas do Porto e Gaia, muito especialmente para a classe
marítimo-portuária. Seguiram-se-lhe o SPRINGSHAVEN e alguns meses mais tarde os
seguintes: ANDONI, COXWOLD, e um duo de maior porte, acabados de construir
AVONWOOD e EDENWOOD. Os navios-motores holandeses SAN ANTONIO e ALGARVE foram
as primeiras unidades mercantes estrangeiras a entrar no rio Douro no
pós-guerra, alguns meses antes.
SPRINGWOOD – imo 1164679/ 72m/ 1.177tb/ 8 nós; 07/1936
entregue por Short Bros, Ltd., Sunderland, a Springwell Shipping, Ltd.,
Londres; 1937 HIGHWOOD, Springwell Shipping, Ltd., Londres; 19__ SPRINGWOOD,
Springwell Shipping, Ltd., Londres; 1954 SPANKER, Witherington Everett,
Newcastle-on-Tyne; 07/08/1954 naufragou e foi atirado sobre o molhe norte de Hook
of Holland em viagem de Roterdão para Londres, e considerado perda total, foi
desmantelado no local. A sua tripulação foi resgatada na totalidade.
Fontes: José
Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Ships Nostalgia.
(continua)
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as
imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s)
mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua
compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que
muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks
they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact
me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and
authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much
appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário