terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 207

ABALROAMENTO AO LARGO DE LEIXÕES ENTRE OS VAPORES "WILLEMSPLEIN" e "EVDOXIA"
 
WILLEMSPLEIN / autor desconhecido /.
A 18/08/1937, pelas 08h30, Rádio Costeira de Leixões recebeu uma mensagem transmitida de bordo do vapor Holandês WILLEMSTEIN, que comunicava, que devido ao denso nevoeiro na posição 41,03N/09,34W abalroara o vapor Grego EUDOXIA sofrendo avarias graves, e informando ainda que apesar das avarias sofridas seguia rumo do sul com destino ao porto de Lisboa, e que o EUDOXIA iria arribar pelos seus próprios meios ao porto de Leixões, onde, efectivamente entrou cerca das 16h15 assistido pelo rebocador VOUGA 1º e pela lancha salva-vidas CARVALHO ARAÚJO, sob orientação do piloto Alfredo Pereira Franco.
O EUDOXIA, que mostrava a roda de proa amolgada a meia altura e o ferro de estibordo cravado no costado sem poder ser utilizado, procedia do porto de Salónica com um carregamento de mineral e dirigia-se ao porto de Garston.
WILLEMSPLEIN – imo 129465/ 132,3m/ 5.507tb/ 10,5kn; 02/1910 entregue por Russel & Co., Port Glasgow, como VALDURA à Valdura Steamship Co., Ltd., Londres; 1927 MORUS, Arbur Shipping Co, Ltd.,Londres; 1929 WILLEMSPLEIN; NV Scheepvaart Mij. Millingen, Roterdão; 04/10/1942 naufragou em St. Mary's Bay, perto de Cape English, NS, quando em viagem de Sidney, NS, para Wabana, em lastro.
EVDOXIA – imo 5601291/ 79,9m/ 1.518tb/ 8kn; 05/1899 entregue por Neptun Werft AG, Rostock, como HANS á Nordeutscher Reederei H. Schuldt, Hamburg; 1922 DUBURG, Nordeutscher Reederei H. Schuldt, Hamburg; 1925 SOFIA THEODOROPOULOS, P. D. Theodoropoulos, Piraeus; 1937 EVDOXIA, Andreonicus Sigalas, Piraeus; 19/11/1937 naufragou ao largo de Cerigo, Greece.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Shjp Index
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato, a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

domingo, 11 de dezembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 206

ADMISSÕES, PROMOÇÕES, TRANSFERÊNCIAS E APOSENTAÇÕES NA CORPORAÇÃO DE PILOTOS
 

12/06/1937 - Manuel Pereira Franco, da Foz do Douro, e Tito dos Santos Marnoto, de Ilhavo, admitidos a pilotos da barra
07/07/1937 - José Fernandes Tato, de Esmoriz, promovido a cabo de piloto.
08/07/1937 - Manuel de Oliveira Alegre, da Foz do Douro, e Francisco Campos Evangelista, de Fão, pilotos, foram substituir na estação de Leça da Palmeira, respectivamente os seus colegas José Fernandes Tato, que foi promovido a cabo de piloto, e o António Gonçaves dos Reis, da Foz do Douro, que regressa à estação da Foz do Douro.
19/07/1938 - Francisco Rodrigues Brandão, piloto-mor, passou à aposentação.
29/07/1937 - Alexandre Cardoso Meireles, cabo de piloto, passou à aposentação.
09/08/1937 - Jaime Martins da Silva Júnior, da Foz do Douro, admitido a piloto da barra.
14/08/1937 - Manuel de Oliveira Alegre, da Foz do Douro, promovido a cabo de Piloto.
16/08/1937 - Aristides Pereira Ramalheira, de Ilhavo, transferido para a estação de Leça da Palmeira.
06/08/1938 - Paulino Pereira Soares da Silva, pomovido a piloto-mor.
01/10/1938 - José Fernandes Tato, de Esmoriz, promovido a sota-piloto-mor.
14/11/1938 - Joel da Cunha Monteiro, de Paranhos, promovido a cabo de piloto.
Fonte: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro