sábado, 29 de outubro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 199

O "HMS STRONGHOLD" SAIU A BARRA SOB AGITAÇÃO MARITIMA PERIGOSA, CUJO COMANDANTE DESOBEDECEU AS ORDENS DO PILOTO-MOR E DO PILOTO
 
 
O HMS STRONGHOLD (H-50) na barra do Douro / Imprensa diária /.

A 15/03/1938, pelas 15h00, o HMS STRONGHOLD, 84,1m / 1.075td, contratorpedeiro da Armada Real Britânica, que se encontrava de visita oficial de quatro dias à cidade do Porto e devido à prolongada agitação marítima na barra ficara retido mais alguns dias, no lugar do Bicalho, Massarelos.
Naquele dia, apesar das condições de mar terem melhorado um pouco, na hora da maré alguns vapores desciam o rio, precedidos daquele vaso de guerra, contudo devido à maresia ter-se tornado ameaçadora, o piloto-mor Francisco Rodrigues Brandão fez içar no mastro do pontal da Cantareira o galhardete da letra N, indicativo de barra encerrada, pelo que aqueles vapores retrocederam e seguiram para os seus locais de amarração. No entanto, o comandante do HMS STRONGHOLD, tendo receio de manobrar proa a montante, insistiu com o piloto João Pinto de Carvalho para se fazer à barra e apesar dos sinais de apito do piloto-mor avisando o seu subalterno para que não se fizesse à barra e do espanto de muitos curiosos, que exprimiam os mais dispares comentários, o HMS STRONGHOLD saiu mesmo sob ondulação perigosa, suportando mar quanto baste, indo desembarcar aquele piloto junto ao porto de Leixões.
O piloto João Pinto de Carvalho só não abandonou a ponte de comando e até o próprio navio, para que não viesse a surgir qualquer incidente bastante desagradável, devido ao comandante não ter conhecimento das dificuldades da barra, e por lei podia-o ter feito, dado que o comandante havia desobedecido às suas ordens.
HMS STRONGHOLD (H-50) – imo 6108050/ 84,1m/ 1.075td/ 36nós/ 2 hélices; 02/07/1919 entregue pelo estaleiro Scott Shipbuilding and Enginering Co., Greenock, ao Almirantado – Royal Navy – sob o programa de emergência de 1917. Pouco tempo depois da sua entrada ao serviço foi equipado com uma catapulta para treinos experimentais de aeronaves "Folland".
O HMS STRONGHOLD explodiu e afundou-se a 02/03/1942, em combate com uma força naval Japonesa, constituída pelo cruzador MAYA e mais dois contratorpedeiros, em pleno oceano Indico, a sul de Java, quando dava fuga a um comboio mercante Aliado, que se escapou acompanhado pelo HMSA YARRA, aviso da Armada Australiana, de rumo a Fremantle, o qual acabou por ser destroçado dois dias depois. Os sobreviventes foram recolhidos a bordo daquele cruzador. Um outro grupo abandonado em pleno mar foi encontrado por um pequeno vapor Holandês, apresado pelos Japoneses e quando este procedia ao seu resgate, foi o mesmo suspenso por ordem do comandante do MAYA, tendo os sobreviventes sido transferidos para aquele cruzador. O vapor Holandês teve ordem para seguir para Bali, tendo sido sabotado perto da costa pela sua tripulação. Os poucos marinheiros Australianos do HMSA YARRA foram encontrados, alguns dias depois, por um submarino Holandês, que os levou para a ilha de Ceilão. Da equipagem do vaso de guerra Britânico pereceram no combate nove oficiais e sessenta e um sargentos e praças e no campo de prisioneiros de guerra faleceram mais cinco.


Fontes: José Fernandes Amaro Júnior, Miramar Ship Index, Naval History Home Page.
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal fociated.r your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.