O ULTIMO EMBARQUE DO PILOTO JOSÉ FERNANDES AMARO JÚNIOR
O DA CAPO manobrando para entrar na doca nº 1 do porto de Leixões
25/09/1959, pelas 15h00, o piloto José Fernandes
Amaro Júnior, realizava o seu último embarque, conduzindo de saída do rio Douro
para Leixões, o navio-motor holandês DA CAPO, agenciado pela Casa Garland,
Laidley, do Porto, o qual estava atracado ao cais de Gaia e foi acostar â Doca
nº 1 – cais sul. O percurso foi feito desde a Cantareira até à entrada daquela
doca sob denso nevoeiro, e nesse dia a névoa não clareou, razão porque o
paquete inglês HILDEBRAND recusou a entrada em Leixões e foi encalhar na manhã
seguinte, junto do cabo Raso, quando rumava ao porto de Lisboa, também sob névoa
cerrada.
À data exercia a função de cabo-piloto interino,
mas devido á falta de pilotos em tempo de férias e em dia de bastante movimento marítimo,
o piloto-mor incumbiu-lhe aquele serviço.
Aliás já tinha feito a entrega da papelada para
a aposentação antecipada, porque já sentia um certo cansaço ao saltar para os
navios, sobretudo em dias de mar agitado, principalmente naqueles de maior
tonelagem, que demandavam o porto de Leixões. A 01/10 iniciava o seu mês de férias,
e a partir do último dia de férias, iria aguardar a inspecção médica e subsequentemente
a ordem de aposentação.
DA CAPO
– imo 5091652/ 61,9m/ 499tb/ 10nós; 08/12/1948 entregue por J. Pattje, Waterhuizen,
a F. v/d Laan, Groningen, l/t chartered to VNG6co’s, Roterdão; 1963 DOLORES,
Oldenburger & Braam, Delfzijl, l/t chartered to VNG6co’s, Roterdão; 01/1972
arrived Masnedo, Dinamarca, par desmantelamento.
Fontes: José Fernandes Amaro Junior, Miramar
Ship Index.
Imagem: F. Cabral, Porto
Rui Amaro