domingo, 6 de novembro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 201

O VAPOR NORUEGUÊS "INGA I" (2) SOFRE DOIS PERCALÇOS QUANDO DESCIA O RIO DE RUMO À BARRA

 O vapor BA que mais tarde tomou o nome de INGA I (2) / foto de autor desconhecido - Lillesand Sjomannsforening /.
/.
A 15/11/1938, pelas 17h00, quando o vapor Norueguês INGA l, após ter manobrado junto do lugar do cais do Terreiro e depois de ter desandado, auxiliado pela lancha ALTINA, já seguia de rumo à barra, ao passar no lugar da Cruz, avariou-se-lhe a máquina do leme e acabou por desgovernar, perigosamente a bombordo. Em face da situação, o piloto Jaime da Silva Martins mandou largar os dois ferros, evitando que aquele vapor fosse encalhar nas pedras das Lobeiras de Gaia. Reparada a avaria, retomou a sua marcha para a barra.
Aquele vapor, ao passar diante do lugar de Massarelos, voltou a guinar a bombordo indo colidir com os lugres-motores bacalhoeiros INFANTE DE SAGRES 3º, DELÃES e OLIVEIRENSE, todos da praça do Porto, que se encontravam amarrados no lugar dos cais da Arrozeira e Lugan.
Dado o alarme, acorreram o rebocador NEIVA e a lancha ALTINA, que rebocaram o vapor INGA l para o lugar do cais de Santo António do Vale da Piedade, ficando aí amarrado e onde lhe foi feita a usual vistoria pela autoridade marítima local.
Do acidente, resultaram pequenas avarias nos três lugres e o desaparecimento do cozinheiro de um dos lugres, que talvez, na precipitação da fuga, caíra às águas do rio, sem que ninguém se tivesse apercebido.       
A 16, após vistoriado, o INGA 1, que entrara a barra a 04/11, procedente de S. João da Terra Nova com um carregamento de bacalhau seco, saiu a barra do Douro em lastro. Logo que o piloto Jaime da Silva Martins desembarcou, aquele vapor rumou ao porto de Setúbal, a fim de carregar sal para aquela colónia britânica.
INGA l – era o antigo vapor Norueguês BA construído na Holanda no ano de 1921, mais tarde adquirido pelo armador Johan Eliassen para preencher o lugar do anterior vapor do mesmo nome, naufragado a 30/03/1936 na barra do Douro; 77,5m /1.304tb/ 10nós; 12/1921 entregue pelo estaleiro Huiskens & van Dijk, Dordrecht, como MARVEL a A/S Nordsjoen, Kristiania; 06/1922 MARVEL, Belgium Star Shipping SA, Antwerp; 1924 BA, Rederi A/S BA, gestores Th. Brovig, Farsund/ 1936 BA, A/S D/S Inga I, gestores Johan Eliassen, Bergen; 07/1937 INGA I, A/S D/S Inga I, gestores Johan Eliassen, Bergen; 27/07/1941 foi torpedeado e afundado pelo submarino Alemão U-126, KorvettenKapitein Ernst Bauer, a 200 milhas a oeste do Cabo Finisterra, quando fazia parte do comboio OB69, que seguia dos portos de Tyne e Oban para o porto de Gibraltar, transportando carvão, perdendo a vida três dos dezanove homens da sua equipagem, dentre os quais o chefe de máquinas Bernhard Eliassen, que também tinha sido um dos náufragos do antigo INGA l, que se prdera na barra do Douro a 30/03/1936.
Fontes: José Fernandes Amaro Junior; Lillesand Sjormannsforening /.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.