domingo, 2 de outubro de 2011

SUBSIDIOS PARA A HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES – Episódio 198

BARRA DO DOURO REABERTA À NAVEGAÇÃO APÓS OS ÚLTIMOS TEMPORAIS
 

O vapor SECIL (1) no estuário do Sado, finais da década de 30, / Companhia Secil - colecção F.Cabral, Porto /.

A 10/02/1937, após os temporais e cheia no rio, é que o piloto-mor Francisco Rodrigues Brandão se decidiu pela reabertura da barra ao movimento marítimo, sob certos condicionalismos, se bem que alguns navios fizeram a sua operações comerciais na bacia do porto de Leixões ou seguiram viagem para outros portos por impossibilidade de demandarem os portos do Douro e o de Leixões.
A10/02/1937 cruzaram a barra de saída os vapores Alemães AQUILES e SIRIUS; vapor Norueguês STROMBOLI; Checoslovaco PETER; vapores Portugueses SECIL e OURÉM; vapores de pesca por arrasto FAFE e ESTRELA DO MAR.
A 11/02/1937 demandaram a barra, alguns vindos de Leixões, onde estiveram ancorados durante o mau tempo, Vapores Ingleses DARINO, CRESSADO, ESTRELLANO, LISBON, PALMELLA, todos os cinco da Ellerman Pappayanni Lines, de Liverpool; vapor Holandês THESEUS; vapor Finlandês EVA; vapor Norueguês DOURO; Portugueses: petroleiro PENTEOLA; vapor de pesca por arrasto SANTA FÉ; n/m NEREIDA e a canhoneira NRP DIU.
A 12/02/1937 passou a barra de saída o petroleiro Português PENTEOLA, e fizeram-se à barra os vapores Ingleses FENDRIS, LAVEROCK, SEAMEW e LILEBURN; vapores Noruegueses EIKA, SILJA, FULTON e NORVIKEN; vapores Estonianos TAAT e MINA; vapor Letão MARIEVALDIS; vapor Alemão LAHNECK; vapor Sueco TORKAL.
A 13/02/1937 largou o lugre-motor Português ANTONINHO 1º, e subiram o rio o vapor Dinamarquês GRANDANA; vapor Sueco EXCELSIOR; vapor Italiano SIVIGLIANO; vapor Português ZÉ MANÉL; arrastão-motor Belga JOYCE FRANS; iate-motor Português IRENE DORATY e a lancha rebocador Portuguesa ESPREITA 1º.
Fontes: José Fernandes Amaro Júnior
(continua)
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.